Primeiro de tudo utilize o tipo e espessura de vidro adequados. Para garantir a segurança de seu cliente e a sua credibilidade profissional, é essencial seguir as recomendações das normas técnicas. A norma técnica exige, por exemplo, para box de vidro, portas e divisórias, o temperado, já para guarda-corpo o vidro indicado é o laminado ou aramado, também considerado um vidro de segurança.
Porém, para proporcionar máxima segurança podem também ser aplicados os vidros temperados e laminados em guarda-corpos e vidros laminados em boxes de vidro. A norma orienta o mínimo necessário para a segurança, o que não quer dizer que esse requisito não possa ser reforçado, desde que não se exagere para não onerar o orçamento.
Não basta utilizar o vidro correto como orienta a norma se ele for instalado de forma incorreta. É preciso analisar o tipo de ancoragem, por exemplo, se é química ou mecânica. As normas técnicas também fazem essa orientação. No caso de guarda-corpos, a NBR: 14718 diz: ‘Os inserts, os pinos, os chumbadores, fixo ou de expansão e as grapas de fixação dos guarda-corpo, a laje de piso ou a cinta de concreto devem ser em aço inoxidável AISI 302, 304 ou 316. Esta exigência é aplicável aos demais parafusos que forem utilizado’.
Para consultar as normas técnicas, basta entrar em contato com a ABNT. Vidraçarias de pequeno porte possuem desconto na compra das normas técnicas. Algumas dessas normas são compartilhadas também entre vidraceiros que não podem arcar com os custos. Veja algumas das importantes normas a serem consultadas.
ABNT NBR 7199- Projeto, execução e aplicação do vidro na construção civil ABNT NBR 14697-Vidro Laminado ABNT NBR 14698 – Vidro Temperado ABNT NBR 14207 — Boxes de banheiro ABNT NBR 16259-Envidraçamento de sacada ABNT NBR 14718 – Guarda-corpos para edificação