Este é um dos problemas mais comuns relacionados à controle de acesso de portaria. O principal acesso de uma empresa, condomínio, escola ou outro tipo de empreendimento é a portaria.
É indispensável a identificação prévia de todos os usuários, principalmente os visitantes. E não pode haver exceções nisso.
Procedimentos sem padrão, complicados, contraditórios e sem formalização levam a ações ineficazes e até mesmo ao descumprimento. E pronto, o pior aconteceu: o problema já está formado e cheio de consequências ruins. O cumprimento de procedimentos pode ser um assunto complexo por se tratar de uma questão cultural e de comportamento. Mas é preciso ter em mente que para um controle de acesso de portaria ser eficiente é necessária a adoção de regras passíveis de punição em caso de desrespeito. É fundamental conscientizar funcionários e condôminos dessa importância.
A terceirização do serviço de controle de portaria pode ser uma boa alternativa para sanar problemas com operacionalização e procedimentos, porém, é preciso ter atenção ao escolher uma empresa. Como em qualquer segmento, a segurança patrimonial e a operacionalização do controle de acesso não estão livres de empresas com serviços de baixa qualidade que atraem clientes com um preço abaixo da média praticada, e o impacto disso pode ser danoso.
Os problemas mais comuns no recrutamento de funcionários para atividades como o controle de acesso de portaria estão ligados à falta de conhecimento e ferramentas funcionais. Um processo de recrutamento eficiente deve considerar o perfil ideal do controlador de acesso. É indispensável a aplicação de testes de aptidão, psicotécnicos e de controle emocional e inteligência para avaliar quesitos comportamentais do profissional. Qualquer tipo de anomalia pode comprometer a atividade.
A postura correta de um porteiro controlador de acesso é um dos pontos para o excelente funcionamento da atividade. Um bom profissional precisa ser ético, discreto, educado e com boa apresentação pessoal. Ter um ótimo nível de atenção ao trabalho e ao espaço em volta, prestar um bom atendimento com rapidez e eficiência. Características como pontualidade, comprometimento e experiência no controle de acesso de portaria também são indispensáveis.