Ainda que o setor seja sólido e tenha uma demanda alta de maneira constante, existem obstáculos para serem superados. Sendo assim, entre os principais estão: – existência de processos informais, que afetam a experiência do cliente. Ou seja, ela deixa de ser única para ser sempre diferente; – rotatividade elevada, porque os colabores são integrados e desligados com frequência. Logo, isso implica custos altos com contratação e uma equipe menos experiente; – superação das crises econômicas. O aumento do preço dos alimentos, das matérias-primas e de outras despesas — como água, gás e transporte — prejudicam os resultados. Em relação própria com os supermercados, a projeção foi uma alta de 3% nas vendas no ano de 2019. Em 2018, o crescimento foi de 2,07% — outro dado que comprova a importância do setor, mesmo em períodos de crise econômica.
Alguns desafios do empreendedor iniciante são: – lidar com a inadimplência, já que o índice chegou a 62,8% em maio de 2019 e exige um plano financeiro eficiente; – trabalhar a solidão e a inexperiência por meio de cursos de capacitação e criação de uma rede de networking; – calcular custos implicados para saber quanto precisa ter de capital de giro. Isto é, a quantia que deve reservar para manter o negócio funcionando; – tornar sua empresa conhecida no mercado, sendo o principal desafio a fidelização. Ou seja, atrair e reter os clientes para que eles voltem a comprar os produtos no seu supermercado, em vez da concorrência.
Todas essas barreiras são eliminadas com a aplicação de boas práticas. Sendo assim, elas abrangem desde a conduta certa até a gestão eficiente, e passam por diferentes variáveis que ajudam a alcançar o sucesso.