62,5% dos consumidores planejam fazer as compras de Black Friday no dia 25 de novembro. Por isso, a dica para vendedores é reservar as ofertas mais agressivas para o principal dia da campanha.
Para 61,8% dos lojistas entrevistados, a principal missão para a Black Friday é vender mais. Outros objetivos importantes são girar o estoque e ganhar reconhecimento de marca. Isso reforça como a campanha gera expectativa de alta nas vendas.
Enquanto clientes pretendem comprar itens de alto ticket médio durante a campanha, lojistas planejam trabalhar com segmentos de menor custo. Nesse caso, o sugerido foi incluir produtos de maior ticket médio no portfólio de ofertas para a data – desde que isso faça sentido para o público-alvo, claro.
Engana-se quem pensa que o frete ou o prazo de entrega são os fatores que mais influenciam a decisão de compra na Black Friday. O preço continua sendo o elemento decisivo para os clientes realizarem ou não as compras na data.
As lojas que vendem na Black Friday estão cada vez mais profissionais. 83,6% são formalizadas e boa parte delas utiliza sistemas de venda e gestão, como plataformas de e-commerce e ERPs. Isso revela como o investimento em eficiência operacional está ligado ao alto nível de maturidade de uma empresa.