Se você quer se destacar de uma maneira particular – em sua carreira, em uma boate, na multidão – você precisa ser capaz de fazer algo diferente e defender algo. A única maneira de fazer isso é dar uma olhada e entender a concorrência para que possamos fazer coisas um pouco diferentes deles, ou em termos de “marketing”, nos posicionar um pouco diferente.
Queremos entender a oferta de serviço ou produto deles para que possamos fazer algo diferente. Vamos usar um exemplo. Imagine três fotógrafos. Dois deles fotografam um pouco de tudo – retratos de família, fotografia escolar, casamentos e fotografia desportiva. Mas o terceiro só faz fotografia pré-escolar.
Se usarmos o exemplo do negócio da fotografia. Os dois generalistas estão “focando” em todas as pessoas. Sua comunicação com os futuros casais é a mesma dos clubes esportivos – geral e vaga – porque eles querem se comunicar com todos.
Se sua concorrência não está gastando tempo para explicar onde eles fornecem seus produtos ou serviços, então é hora de você. Se você se concentrar em todo Brasil, diga. Se você se concentrar em um subúrbio, diga. As pessoas podem se relacionar com os locais; isso faz com que sua oferta pareça real e confiável.
Sua concorrência está agindo como um especialista em seu campo? Se não, então essa é uma posição para você tomar. Como? Seja realmente claro e consistente em sua comunicação e no que você é autoridade. Se você vende microfones para usar em podcasts, diga que esse é o seu foco e que você é o especialista absoluto nisso.