É orientação! É assim que ela deve ser vista. Nesse artigo, vamos tratar de vários pontos da atuação de um Mentor, mas, principalmente como tornar-se um Mentor profissional e se destacar no mercado.
Ainda em crescimento no Brasil, a mentoria já é uma atividade estruturada, compreendida e atuante nos Estados Unidos. Por lá, inclusive, as empresas têm em seus times esse profissional para contribuir no desenvolvimento das equipes. Por aqui, há um campo de atividade com largo potencial de crescimento e já temos muitos mentores competentes acumulando projetos bem-sucedidos e sendo um diferencial nas carreiras de diversos segmentos econômicos.
O trabalho desse profissional é embasado e ancorado em conhecimento e valor de conteúdo, afinal, seu papel é conduzir o mentee ou mentorado – o cliente – para a identificação e alcance dos seus objetivos.
E isso se dá a partir de uma estratégia ágil, eficiente, assertiva e inteligente que o conduza à conquista, evidenciando e estimulando as competências dele. E esse caminho não é traçado de forma intuitiva, milagrosa ou mágica.
Qualquer pessoa. A atividade não exige que esse profissional seja homem, mulher, tenha escolaridade tal, tempo mínimo de carreira e atuação em cargos determinados. O que é premissa é a experiência. Ora, não é possível você ser o fio condutor da evolução de alguém se não tem o que apresentar e nem tem vivência.
Tenho experiência e quero me tornar um mentor. Isso é possível? Consigo? Essas têm sido duas perguntas comuns. A resposta é positiva para ambas. Como disse e volto a reforçar, é preciso somar experiência e qualificação a um método de atuação. Ter o domínio de uma delas apenas é andar em direção ao fracasso