Criar perfis de clientes é uma ótima maneira de organizar os diferentes tipos de pessoas ou empresas que compõem seu mercado-alvo. Durante o processo de criação de perfis de clientes, você pode descobrir que sua empresa tem vários clientes diferentes; todos com necessidades e hábitos de consumo diferentes.
O próximo passo é começar a procurar tendências em seu histórico de compras. Descubra quais clientes gastam mais dinheiro com o mínimo de esforço. A partir daqui, você poderá adicionar os detalhes de sua jornada de compra ao seu perfil de cliente; informações como a duração do ciclo de vendas e onde existem pontos típicos de dor ou hesitação ao longo do caminho. Essas informações, combinadas com correlações demográficas, irão equipá-lo para criar uma estratégia de marketing estrategicamente criada para seus clientes.
A maneira mais fácil de confirmar as tendências que você descobriu é descobrir diretamente de seus clientes atuais. Os clientes geralmente não se importam em fazer pesquisas, especialmente se você oferecer algo pequeno em troca. Você também pode ligar para eles rapidamente, que fornecerá as informações que você procura e também mostrará um ótimo atendimento ao cliente.
Agora você tem todas as informações necessárias para montar um perfil de cliente que define seu mercado-alvo – detalhes demográficos, tendências de compra, insights sobre suas necessidades e desejos e problemas que você pode resolver. A partir daqui será muito mais fácil montar uma campanha de marketing inteligente e ponderada que falará diretamente com seus clientes. Isso significa que você gastará menos tempo e energia tentando agradar a todos e, em vez disso, atrairá mais clientes certos – os clientes que serão leais à sua empresa e gastarão mais com menos esforço.