Estudos mostram que, embora o feedback construtivo seja percebido como negativo, é o que as pessoas querem. Na verdade, 92% dos funcionários acreditam que o feedback construtivo pode melhorar o desempenho. Digamos que seu funcionário João tenha perdido alguns detalhes em alguns projetos recentes. No começo, você deixa pra lá. Você sabe que João está fazendo malabarismos com muitos projetos agora. Mas à medida que alguns projetos diminuem, você ainda percebe esses mesmos erros .
O feedback ascendente é quando os gerentes solicitam feedback de seus subordinados diretos. É um aspecto importante do feedback que nem sempre é incentivado em algumas organizações.
O feedback nem sempre é negativo, ao contrário da crença popular. O reconhecimento e a valorização dos funcionários são fatores-chave para engajar seus funcionários. Organizações que reconhecem e apreciam regularmente seus funcionários apresentam melhor desempenho , melhores relacionamentos e maior satisfação no trabalho.
O feedback em tempo real é outro tipo de feedback que pode ser útil para cenários instantâneos. Com o novo gerenciamento de desempenho à nossa disposição, está se tornando cada vez mais fácil fornecer feedback — bom e ruim — em tempo real.