SUCESSO

EMPREENDER TEM TUDO A VER COM INICIATIVA

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Encontre e siga o seu propósito

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“Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. O mesmo se  aplica ao mundo empresarial. Se você não sabe o seu destino, é muito  provável que se perca no caminho. Por isso, a primeira dica: encontre e siga o seu propósito, ele é o seu norte.

Defina bem seu público-alvo

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Aqui a dica é realmente criar um personagem do seu cliente, o que chamamos de persona. A técnica de definição de público-alvo através da formulação de uma persona é uma arma poderosa. Existem ferramentas científicas para criação de personas,  mas não se abale. Se você não conhece o conceito ou não cabe no seu  planejamento contratar uma consultoria, faça um exercício básico: use  sua imaginação.

Siga sua intuição, mas ouça seu cliente

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Dizem que Henry Ford desaconselhava questionar o consumidor sobre seus anseios, uma vez que  não seriam capazes de enxergar nada além de um cavalo mais rápido. Esta  visão, muitas vezes, é utilizada para argumentar que os clientes não  sabem o que querem, logo cabe ao empreendedor criar soluções inovadoras.

Planejar é importante, mas empresas são erguidas por ações, não por papéis

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Muitos empreendedores tiveram que falir duas ou três vezes até  conseguirem o tão sonhado sucesso. Então planeje, mas não deixe agir. A  cautela é importante, entretanto, em excesso, gera estagnação.

Preste atenção ao capital de giro

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É comum novos empreendedores olharem somente para o investimento  inicial, quando encontram uma oportunidade, negligenciando o capital  necessário para a empresa operar até ser autossuficiente. Nesse sentido,  não adianta vender, ter lucro, mas não conseguir pagar seus  fornecedores a tempo, garantindo a continuação do negócio.