SUCESSO
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Encontre e siga o seu propósito
“Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. O mesmo se aplica ao mundo empresarial. Se você não sabe o seu destino, é muito provável que se perca no caminho. Por isso, a primeira dica: encontre e siga o seu propósito, ele é o seu norte.
Defina bem seu público-alvo
Aqui a dica é realmente criar um personagem do seu cliente, o que chamamos de persona. A técnica de definição de público-alvo através da formulação de uma persona é uma arma poderosa. Existem ferramentas científicas para criação de personas, mas não se abale. Se você não conhece o conceito ou não cabe no seu planejamento contratar uma consultoria, faça um exercício básico: use sua imaginação.
Siga sua intuição, mas ouça seu cliente
Dizem que Henry Ford desaconselhava questionar o consumidor sobre seus anseios, uma vez que não seriam capazes de enxergar nada além de um cavalo mais rápido. Esta visão, muitas vezes, é utilizada para argumentar que os clientes não sabem o que querem, logo cabe ao empreendedor criar soluções inovadoras.
Planejar é importante, mas empresas são erguidas por ações, não por papéis
Muitos empreendedores tiveram que falir duas ou três vezes até conseguirem o tão sonhado sucesso. Então planeje, mas não deixe agir. A cautela é importante, entretanto, em excesso, gera estagnação.
Preste atenção ao capital de giro
É comum novos empreendedores olharem somente para o investimento inicial, quando encontram uma oportunidade, negligenciando o capital necessário para a empresa operar até ser autossuficiente. Nesse sentido, não adianta vender, ter lucro, mas não conseguir pagar seus fornecedores a tempo, garantindo a continuação do negócio.