Superando desafios no comércio online

Superando desafios no comércio online

A maioria das empresas está sujeita a pressões cíclicas em vários pontos do ano, e em nenhum lugar isso é mais perceptível do que no mundo do comércio eletrônico, onde a demanda do consumidor geralmente está intimamente ligada a fatores culturais ou econômicos mais amplos.

Por exemplo, muitas empresas de comércio eletrônico podem esperar um aumento substancial nas vendas durante o período que antecede o feriado de dezembro, mas em fevereiro, as vendas e o fluxo de caixa podem cair à medida que os consumidores param para respirar depois de gastar muito durante a temporada festiva.

A força de qualquer negócio é comprovada durante suas entressafras. As empresas de comércio eletrônico não apenas devem maximizar seu potencial de lucro durante os horários de pico, mas também precisam implementar estratégias para fazer com que os benefícios desses ganhos se estendam ao longo de todo o ano, especialmente durante os períodos fora de pico.

Aqui estão quatro estratégias para ajudar as empresas de comércio eletrônico a superar problemas de fluxo de caixa durante seus ciclos de silêncio.

Confie em uma previsão de receita

Como foram as vendas no ano passado? E no ano anterior a isso? Examinar de perto o desempenho de vendas dos anos anteriores é um ótimo primeiro passo para prever receitas futuras, o que, por sua vez, pode ajudar as empresas a manter um controle rígido de seus custos e fluxo de caixa ao longo do ano.

Comece a criar uma previsão de receita coletando dados de vendas dos últimos dois ou três anos, no mínimo – isso fornecerá uma visão pré-COVID do ciclo de vendas anual. Os dados históricos de vendas fornecerão informações sobre padrões e tendências que podem ajudar uma empresa a prever melhor a demanda. A execução de uma análise de cenário também ajudará os proprietários de empresas a ver como diferentes previsões podem afetá-los.

Orçamento para o futuro

Criar uma previsão de receita dará às empresas de comércio eletrônico a capacidade de preparar um orçamento para o próximo ano. O orçamento é uma parte essencial da gestão de qualquer negócio. Com uma previsão anual, é possível produzir um orçamento que ajudará a garantir que os fundos estejam disponíveis para atender a demanda durante os horários de pico sem ser desperdiçado nos momentos de silêncio.

Uma das primeiras coisas a fazer, depois de criar uma previsão, é avaliar o custo de compra de produtos de fornecedores. Também é importante levar em consideração as condições de pagamento para cada fornecedor respectivo.

A exigência de pagamento adiantado ou prazos de pagamento curtos para produtos que podem ser vendidos semanas ou meses depois pode levar a pressões financeiras substanciais para uma empresa de comércio eletrônico. Sem finanças adequadas, uma empresa pode não conseguir comprar produtos suficientes para atender à demanda prevista e perder oportunidades de vendas.

Conheça os prazos e condições de pagamento

Quanto tempo leva para obter um determinado produto? Chegará a tempo para um período de pico? Essas são perguntas que toda empresa de comércio eletrônico precisa responder se quiser gerenciar seu fluxo de caixa durante todo o ano.

Alguns produtos podem levar meses para serem produzidos, o que significa que os pedidos precisam ser feitos com meses de antecedência de quando podem ser necessários. O prazo de entrega entra em jogo quando um produto exige um depósito antecipado para pagamento integral no momento da realização do pedido. Pode ser necessário explorar opções de financiamento para manter o fluxo de caixa sólido enquanto espera pelo produto.

Pesquise as condições de pagamento

Longos prazos de entrega podem ser gerenciados com prazos de pagamento longos, por isso é importante discutir as opções de prazos de pagamento com vários fornecedores para descobrir que tipo de crédito e prazos estão disponíveis. É possível que um fornecedor ofereça uma opção que coloque menos pressão sobre o fluxo de caixa ao longo do prazo de entrega do pedido do que outro.

Essas conversas também são uma porta de entrada para negociar melhores condições gerais, fornecendo uma compreensão das várias ofertas do setor. Você não saberá se não perguntar.

 

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