Pular para o conteúdo

Sucesso do empreendedorismo das mulheres

Sucesso do empreendedorismo das mulheres

Sucesso do empreendedorismo das mulheres

Nos últimos anos, o empreendedorismo feminino tem atraído cada vez mais autores e economistas. Esse fenômeno vinculado ao desenvolvimento socioeconômico, político e cultural das sociedades é atual, tendo em vista as permutações sociais e os avanços das culturas.

Além disso, atualmente, as mulheres estão retomando sua posição como atores reais e essenciais na evolução dos países. Através de sua capacidade de tomar iniciativas, empreender ações econômicas e apostar em negócios rentáveis, ela pôde demonstrar sua contribuição bem-sucedida da mesma forma que o homem, e muitas vezes, melhor.

O contexto brasileiro apresenta um mercado de empresários predominantemente do sexo masculino. Por meio dos experimentos, as mulheres tiveram que acumular qualidades, habilidades, motivações, exemplos e recursos em qualidade e quantidade suficientes para superar qualquer série de obstáculos.

Hoje, se o número de mulheres empreendedoras é menor do que o de homens, isso se deve claramente à relação entre fatores internos (positivos) e fatores externos (frequentemente obstáculos); é menos favorável que a dos homens.

Trata-se da força das características pessoais para atuar sobre os elementos que caracterizam o mercado. Uma força que precisa de estímulo através de vários aspectos que podemos desenvolver nas próximas linhas.

Nosso objetivo através deste artigo é abordar os fatores que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento do empreendedorismo feminino.

 

  • Desenvolvendo o autoconhecimento:

“Conhece-te a ti mesmo”, disse Sócrates. O autoconhecimento é um dos fundamentos mais favoráveis ​​para definir metas e alcançar a realização pessoal. É uma questão de desenvolver a capacidade de auto-avaliação objetiva. Que é um primeiro passo no autoconhecimento e uma alavanca para a autoconfiança; habilidade fundamental para o empreendedorismo. Através deste último, a mulher pode empreender, administrar seu tempo e suas atividades da forma que desejar. Esta é uma das principais fontes de motivação para as mulheres empreendedoras.

  • Fortalecendo sua perseverança:

A mulher empreendedora precisa estimular sua motivação e fortalecer sua perseverança e determinação. É um fator necessário e fundamental para o sucesso do empreendedor. Trata-se de conectar-se consiga mesma e com seu desejo, especificando um sentido para sua ação. Através da autoconfiança e fé nas próprias habilidades, a vontade é ativada e a energia é estimulada.

Lembramos que mergulhar na vida de histórias de sucesso e pessoas positivas ao seu redor é uma das principais condições para o sucesso do empreendedorismo. Ajuda a desenvolver a criatividade, a aguçar a própria força e o poder de decisão.

  • Estimulando sua ambição:

Administrar um negócio é uma tarefa complicada. Baseia-se numa visão estratégica e objetiva da sua equipa e do seu futuro. Para evoluir para a postura de empreendedora, a mulher empreendedora desenvolveu sua liderança e construiu sua vida em torno de suas atividades e de suas perspectivas de desenvolvimento. Ela não é limitada por sua idade, sua maternidade, seu medo ou seu papel na sociedade antiga. Sua decisão é fortemente influenciada por seu objetivo e projeção futura.

  • Aproveitando sua inteligência situacional e criando oportunidades:

O sucesso de uma mulher empreendedora depende da sua capacidade de observar as ações e características dos que a rodeiam e de utilizar os elementos que permitem o seu desenvolvimento e o dos outros. Trata-se de antecipar e estimular sua pró-atividade para detectar as possibilidades de melhoria e as oportunidades do mercado para ativar o desenvolvimento do projeto e o reforço da sinergia com a equipe.

 

EMPREENDEDORISMO

 

  • Ativando sua criatividade e acabando com a autocensura:

Um empreendedor precisa liberar sua criatividade para permitir que as possibilidades se tornem claras e utilizar todo o seu potencial. Esta faculdade passa pela eliminação de todos os freios e bloqueios onde o ser humano pode se enclausurar. Uma mulher empreendedora deve ser capaz de desenvolver suas ideias e soluções criativas para estabelecer sua força e reforçar o reconhecimento que ela dá a si mesma.

Recordamos que a relação com o insucesso é também um estímulo ou um travão ao desenvolvimento do empreendedorismo feminino.

  • Afirmando-se e defendendo suas ideias:

Ser empreendedor baseia-se na previsão em relação aos objetivos, mas também na expressão e autoafirmação. A mulher empreendedora deve ser uma pessoa que sabe o que quer, expressa suas ideias e as defende. É ela quem representa a sua atividade e o seu projeto. Sua voz e sua assertividade refletem uma imagem de força para seu projeto e seu negócio.

Sua capacidade de lidar com estereótipos é crucial. Muitas vezes, a mulher empreendedora é taxada como masculina e liderança específica para homens. A missão da mulher hoje vai além do sucesso em seu negócio para caminhar no sentido de mudar a imagem que a sociedade pode ter do empreendedor e a tipologia que atribui a essa postura. Através de suas qualificações, seu comportamento, sua postura, ela ajudará a neutralizar estereótipos sobre liderança e sua postura.

  • Conciliando vida privada/vida profissional:

Na nossa sociedade onde os conceitos liberais são cada vez menos entendidos, é fundamental notar que o trabalho das mulheres está condicionado por princípios que as obrigam a assumir as responsabilidades do lar. Para os empresários em geral os de países em desenvolvimento, a regra é a conciliação entre trabalho e família. Eles são frequentemente ativos após as negociações para estarem presentes em ambas as esferas. A mulher empreendedora deve saber criar um equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal.

  • Desenvolvendo sua capacidade de negociar

Por natureza, as mulheres são frequentemente mediadoras em conflitos ou em estado de tensão. Ser capaz de negociar também é necessário para um empresário. Não se trata apenas de negociar mercados com seus clientes, mas também de fortalecer sua posição junto a seus parceiros e ativar sua liderança.

Todos esses fatores são fortemente inerentes à pessoa e a mulher é obrigada a desenvolvê-los e treiná-los para ter sucesso em seu empreendedorismo. É certo que o trabalho interior é capital. Mas é fundamental investir os recursos necessários para estimular o empreendedorismo feminino.

Lembre-se que em cada mulher existe uma força inesgotável, capaz de guiá-la para a conquista de seus objetivos, contando com seus próprios fatores-chave de sucesso.

 

NOS ÚLTIMOS ANOS, O EMPREENDEDORISMO FEMININO TEM ATRAÍDO CADA VEZ MAIS AUTORES E ECONOMISTAS. ESSE FENÔMENO VINCULADO AO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO, POLÍTICO E CULTURAL DAS SOCIEDADES É ATUAL, TENDO EM VISTA AS PERMUTAÇÕES SOCIAIS E OS AVANÇOS DAS CULTURAS.

 

Compartilhar:
FacebookTwitterEmailWhatsAppShare

CONHEÇA NOSSOS PLANOS DE DIVULGAÇÃO

DEPOIMENTOS DE CLIENTES

wpChatIcon
wpChatIcon

Entrar




Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Sair da versão mobile