Como o iFood Ganha Dinheiro?

Como o iFood Ganha Dinheiro?

A cada pedido realizado no aplicativo, o iFood cobra dos restaurantes uma taxa que varia entre 10% e 30% do valor total, dependendo do plano escolhido (básico ou premium). Essa é a principal fonte de renda da empresa, já que milhões de pedidos são processados diariamente em sua plataforma.

Por: Tá Contratado

O iFood, maior plataforma de delivery do Brasil, gera a maior parte de sua receita por meio de comissões sobre vendas. A cada pedido realizado no aplicativo, o iFood cobra dos restaurantes uma taxa que varia entre 10% e 30% do valor total, dependendo do plano escolhido (básico ou premium). Essa é a principal fonte de renda da empresa, já que milhões de pedidos são processados diariamente em sua plataforma.

Comissões

Além disso, o iFood lucra com taxas de entrega e serviços adicionais. Em alguns casos, o cliente paga um valor extra pelo frete, que é repassado parcialmente aos entregadores e parcialmente retido pela plataforma. Outros serviços, como iFood Assinatura (que oferece frete grátis em pedidos acima de um determinado valor) e impulsionamento de anúncios (para restaurantes que desejam aparecer mais no app), também geram receita recorrente.

Anúncios

Outro modelo de negócio importante é o iFood Mercado, que vende produtos de supermercado, bebidas e itens de conveniência. Nesse segmento, a empresa atua como intermediária, cobrando comissão dos varejistas parceiros e, em alguns casos, revendendo produtos com margem de lucro. Além disso, o iFood expandiu para fintechs, como o iFood Card (cartão de benefícios para refeições) e parcerias com operadoras de vale-refeição, gerando receita com taxas administrativas e transações.

Publicidade e Parceria

Por fim, o iFood também investe em publicidade e parcerias estratégicas. Restaurantes podem pagar para ter maior visibilidade no aplicativo, enquanto marcas de bebidas e outros produtos fecham acordos promocionais exclusivos. Com um ecossistema diversificado — que inclui delivery, marketplace, finanças e anúncios — o iFood consolida seu modelo de negócio escalável, garantindo lucratividade mesmo em um mercado competitivo.

Divulgue seu negócio