A maioria das pessoas pensa em estratégia como um evento, mas não é assim que o mundo funciona. Quando nos deparamos com oportunidades e ameaças imprevistas, temos de responder. Às vezes respondemos com sucesso, às vezes não. Mas a maioria das estratégias se desenvolve por meio desse processo. Na maioria das vezes, a estratégia que leva ao sucesso surge por meio de um processo que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, em quase todos os setores.
A gestão estratégica de negócios é o processo contínuo pelo qual uma organização cria e sustenta um roteiro de sucesso que move a empresa na direção que ela precisa seguir, ano após ano, para o sucesso a longo prazo. Abrange desde a pesquisa e formulação até a execução, avaliação e ajuste. Dado o ritmo da mudança, a gestão estratégica é mais relevante e importante do que nunca para atribuir metas mensuráveis e etapas de ação
Muitas organizações falham porque não têm a equipe de gerenciamento estratégico à mesa desde o início do processo de planejamento. Um plano estratégico é tão bom quanto sua capacidade de ser executado e sustentado.
Uma iniciativa de gerenciamento estratégico pode ser conduzida por um grupo interno – muitas empresas têm uma equipe de estratégia interna – ou por uma empresa de consultoria externa. Em última análise, os líderes da empresa precisam executar e sustentar a estratégia.