Os fatores de ranqueamento do Google existem para determinar se um site fica ou não em um bom posicionamento nos resultados de pesquisa. Como existem mais de 200 critérios para definir quais páginas ficam entre as melhores posicionadas, reunimos os principais que não podem ser ignorados.
Relevância dos links Esse critério analisa o quanto os outros sites estão linkando para a sua página. Por isso, quanto mais você for usado como referência em outras páginas do seu segmento, mais o Google entende que seu site é uma autoridade, com conteúdo valioso e que pode ficar nas primeiras posições. Isso pode ocorrer organicamente ou também a partir de relações criadas com outras empresas, com blogs de empresas relevantes e que atuem em mercados complementares ao seu.
Links quebrados Os links quebrados e que levam as pessoas para páginas de Erro 404 devem ser evitados, pois quando há muitos deles em seu site, a experiência do usuário é frustrada, já que ele não tem acesso a informação que gostaria. Com isso, esses erros podem levar o Google a rebaixar o posicionamento do seu site.
Canonical tags Quando há mais de uma página com o mesmo texto, a canonical tag é utilizada para mostrar para o Google qual é a principal, a “original”. Portanto, ela é um recurso muito importante para evitar que o buscador penalize seu site devido a conteúdo duplicado.
Erros no HTML Erros de HTML também causam frustrações no usuário, já que afeta as funcionalidades do site, que não carregam corretamente e ainda prejudicam o rastreamento pelo buscador. Por isso, quando o site tem muitos problemas de programação, o seu ranqueamento é afetado negativamente.
Responsividade As pesquisas feitas no Google por meio de dispositivos móveis têm aumentado. Afinal, só em 2020, no Brasil, foram registrados mais de 234 milhões de acessos móveis à internet. Levando isso em conta, a gigante das buscas prioriza sites que são responsivos – o que é diferente de ter uma versão mobile. Sites responsivos são aqueles que possuem layout que se ajusta a qualquer resolução ou dispositivo, proporcionando uma boa experiência de leitura ao usuário. Isso também ajuda na velocidade de carregamento.
Palavras-chave A palavra-chave deve estar presente em diversos pontos do seu site. Um dos principais deles é na title tag. Title tag é uma marcação no código que identifica o título da página para os mecanismos de busca. Colocar essa informação mostra para o algoritmo qual é o assunto principal da página, além de atrair o interesse e o clique do usuário. E se a palavra-chave estiver no início da title tag, é melhor ainda!
Otimização das imagens Por falar em imagens, os mecanismos de busca do Google não conseguem enxergá-las como o olho humano, pois eles identificam apenas pixels. Por isso, é fundamental colocar: – o tema principal da imagem e a palavra-chave como nome do arquivo da hora de salvar a foto; – texto alternativo; – descrição; – legenda. Dessa forma, o robô consegue entender sobre o que a imagem se refere e, assim, deixando o conteúdo da sua página mais completo, o que colabora como um dos fatores de ranqueamento do Google Imagens. Além disso, é uma forma de acessibilidade, pois facilita a experiência para os usuários com deficiência visual.