O relatório de vendas deve chegar “mastigado” aos líderes e gestores. Por isso, menos é mais. Escolha os números e informações que mais vão auxiliar a ter uma visão geral e estratégica da empresa, sem muitos dados desnecessários.
É importante lembrar que não existe uma receita de bolo. Cada empresa precisa de determinadas informações. Realize um levantamento de quais dados são fundamentais para a gestão e possíveis tomadas de decisão.
Não adianta inserir o número de visitas no site se o seu foco não é o e-commerce. Mas, se você possui grandes equipes, a produtividade e performance dos colaboradores são informações essenciais.
Listamos alguns dados que, na grande maioria das empresas, são relevantes para o relatório de vendas: – Número de vendas; – Valor total das vendas realizadas; – Ticket médio; – Produtos mais vendidos; – Dias e horários com maior volume de vendas; – Número de visitas ou ligações; – Produtividade dos vendedores; – Custo de aquisição de clientes; – Retorno sobre investimento.