Todos queremos alcançar algo, realizar sonhos e para isso é preciso compromisso, disciplina e determinação. Isso se torna menos difícil se você definir e selar um compromisso, envolvendo uma definição de objetivos e metas dentro de um planejamento. É importante se planejar para que se saiba exatamente onde chegar, quando e como. Ter controle desse andamento ajuda ter um resultado satisfatório no fim das contas.
Objetivo: O objetivo é aquilo que você deseja alcançar, é uma definição mais abrangente. Tem a ver com onde queremos chegar, o que queremos realizar, serve como guia. Meta: A meta é o objetivo de forma quantificada. São tarefas específicas detalhadas para o alcance do objetivo. As metas são estipuladas em cima de quantidade e prazos. São pequenas ações que dão andamento ao cumprimento do objetivo determinado de forma regular, organizada e planejada. –
Primeiro, trace os objetivos que sejam alcançáveis, realistas e condizentes com o seu negócio. Agora, os objetivos são macro, maiores e devem ser pensados a partir da pergunta “Isso é realmente importante para o meu negócio?” e evite colocar metas que não sejam de fato importante. Uma dica importante para traçar os objetivos e metas é: pesquisar. Pesquise sobre o mercado, sobre concorrentes, o comportamento deles, exemplos, e sobre a sua própria empresa, seu histórico. –
Com os objetivos – micro e macro – traçados, é hora de estabelecer prioridades e uma sequência. Analise todos os objetivos e avalie quais são mais importantes e prioritários. Uma boa forma de tirar conclusões a respeito das prioridades é listar os objetivos a curto, médio e longo prazo. O que tiver que ser cumprido num prazo menor, é o que merece maior prioridade. Isso não significa que o resto não merece atenção, essa relação ajuda a direcionar o foco e elencar a ordem dos passos. –
Depois de definido uma ordem de prioridades, é o momento de especificar quais serão as ações tomadas para realizar as metas. O plano de ação serve para detalhar o passo a passo das ações e atividades. É ele que irá orientar e guiar o andamento da equipe por todo o período.