Os fatores de ranqueamento do Google  existem para determinar se um site fica ou não em um bom posicionamento  nos resultados de pesquisa. Como existem mais de 200 critérios para  definir quais páginas ficam entre as melhores posicionadas, reunimos os  principais que não podem ser ignorados.

Relevância dos links Esse  critério analisa o quanto os outros sites estão linkando para a sua  página. Por isso, quanto mais você for usado como referência em outras  páginas do seu segmento, mais o Google entende que seu site é uma  autoridade, com conteúdo valioso e que pode ficar nas primeiras  posições. Isso pode ocorrer  organicamente ou também a partir de relações criadas com outras  empresas, com blogs de empresas relevantes e que atuem em mercados  complementares ao seu.

Links quebrados Os  links quebrados e que levam as pessoas para páginas de Erro 404 devem  ser evitados, pois quando há muitos deles em seu site, a experiência do  usuário é frustrada, já que ele não tem acesso a informação que  gostaria.  Com isso, esses erros podem levar o Google a rebaixar o posicionamento do seu site.

Canonical tags Quando  há mais de uma página com o mesmo texto, a canonical tag é utilizada  para mostrar para o Google qual é a principal, a “original”. Portanto,  ela é um recurso muito importante para evitar que o buscador penalize  seu site devido a conteúdo duplicado.

Erros no HTML Erros  de HTML também causam frustrações no usuário, já que afeta as  funcionalidades do site, que não carregam corretamente e ainda  prejudicam o rastreamento pelo buscador. Por isso, quando o site tem  muitos problemas de programação, o seu ranqueamento é afetado  negativamente.

Responsividade As  pesquisas feitas no Google por meio de dispositivos móveis têm  aumentado. Afinal, só em 2020, no Brasil, foram registrados mais de 234  milhões de acessos móveis à internet. Levando isso em conta, a gigante  das buscas prioriza sites que são responsivos – o que é diferente de ter  uma versão mobile. Sites  responsivos são aqueles que possuem layout que se ajusta a qualquer  resolução ou dispositivo, proporcionando uma boa experiência de leitura  ao usuário. Isso também ajuda na velocidade de carregamento.

Palavras-chave A  palavra-chave deve estar presente em diversos pontos do seu site. Um dos  principais deles é na title tag. Title tag é uma marcação no código que  identifica o título da página para os mecanismos de busca. Colocar essa  informação mostra para o algoritmo qual é o assunto principal da  página, além de atrair o interesse e o clique do usuário. E se a palavra-chave estiver no início da title tag, é melhor ainda!

Otimização das imagens Por  falar em imagens, os mecanismos de busca do Google não conseguem  enxergá-las como o olho humano, pois eles identificam apenas pixels. Por  isso, é fundamental colocar: – o tema principal da imagem e a palavra-chave como nome do arquivo da hora de salvar a foto; – texto alternativo; – descrição; – legenda. Dessa  forma, o robô consegue entender sobre o que a imagem se refere e,  assim, deixando o conteúdo da sua página mais completo, o que colabora  como um dos fatores de ranqueamento do Google Imagens. Além disso, é uma  forma de acessibilidade, pois facilita a experiência para os usuários  com deficiência visual.