O que a briga da Coca Cola com a Pepsi pode ensinar sua empresa
Há muitas lições a serem aprendidas com as grandes empresas e suas rivalidades, e uma das mais lendárias disputas corporativas é a batalha entre a Coca-Cola e a Pepsi. Essas duas empresas gigantes da indústria de bebidas têm competido ferozmente há décadas, em uma luta que tem sido foco de estratégias de marketing e publicidade agressivas, mudanças frequentes de preços, e até mesmo acusações de espionagem empresarial. Mas o que as empresas podem aprender com essa batalha épica, além do valor da concorrência saudável? Neste texto, vamos explorar algumas das lições que as empresas podem extrair da briga entre Coca-Cola e Pepsi, e como aplicá-las aos seus próprios negócios.
Capítulo 1: A importância da diferenciação
A competição entre a Coca-Cola e a Pepsi tem sido intensa há décadas, e é uma demonstração vívida de como a diferenciação é essencial no sucesso empresarial a longo prazo. Ambas as empresas vendem refrigerantes açucarados em latas vermelhas e azuis, mas, mesmo assim, existem diferenças notáveis nos produtos de cada uma, bem como em suas marcas. A Coca-Cola tem uma fórmula secreta e icônica, enquanto a Pepsi tem uma imagem mais jovial e moderna. Ao longo do tempo, as duas empresas ajustaram seus produtos e suas marcas para atrair diferentes públicos e nichos de mercado.
A lição aqui é que as empresas precisam encontrar uma maneira de se diferenciar no mercado, de oferecer algo que seus concorrentes não têm. Isso pode envolver um produto inovador ou uma marca de identidade única. Levar em consideração as necessidades e desejos do seu público-alvo – bem como a demografia e os interesses – também é fundamental para criar uma estratégia de marketing eficaz. As empresas precisam entender qual é o seu valor único e garantir que eles comuniquem essa vantagem aos clientes.
Capítulo 2: O poder do marketing
As campanhas publicitárias da Coca-Cola e da Pepsi definitivamente capturaram a atenção do público ao longo dos anos. Desde o famoso anúncio da Coca-Cola “Hilltop” nos anos 70 até o comercial da Pepsi “Pepsi Challenge” nos anos 80, as duas empresas sabem como criar campanhas de marketing impactantes. No entanto, a publicidade também é caríssima, e isso põe muita pressão sobre as empresas para obter um retorno de investimento significativo.
A lição aqui é que o marketing pode ter um impacto poderoso nos resultados de uma empresa, mas é importante encontrar maneiras eficientes de gastar dinheiro, obtendo resultados. Por vezes, isso pode envolver a redução do número de anúncios e o foco de investimentos em campanhas mais direcionadas e eficientes para conseguir maior impacto. O uso de técnicas de publicidade digital, como a segmentação de público-alvo e a análise de dados, também pode ajudar as empresas a maximizar os seus gastos em marketing.
Capítulo 3: A importância da ágil resposta
As empresas precisam estar sempre atentas aos movimentos dos concorrentes para se manterem relevantes e competitivos no mercado. Coca-Cola e Pepsi são um exemplo de empresas que estão em constante evolução para enfrentar a concorrência. Por exemplo, quando a Coca-Cola apresentou a New Coke, uma atualização de sua fórmula clássica no final dos anos 80, foi recebida com uma reação violenta dos consumidores. A Pepsi tomou vantagem da situação e lançou uma campanha de publicidade com o slogan “Pepsi tem gosto de vitória!”. A Coca-Cola acabou voltando ao seu sabor original, mas a resposta ágil da Pepsi havia firmado sua presença no mercado.
A lição aqui é que as empresas precisam estar cientes das movimentações dos concorrentes e responder rapidamente às mudanças no mercado e nas demandas dos consumidores. Em caso de uma campanha publicitária mal recebida ou uma mudança de produto mal sucedida, é essencial que as empresas tenham a habilidade e a rapidez necessárias para se adaptar e responder com uma estratégia eficaz.
Capítulo 4: O valor da pesquisa e desenvolvimento
Outra lição que a briga entre Coca-Cola e Pepsi pode ensinar aos empresários é o valor da pesquisa e desenvolvimento. Tanto a Coca-Cola como a Pepsi investem enormes quantidades de dinheiro e tempo em pesquisa e desenvolvimento de novos sabores, produtos e tecnologias. Ao longo dos anos, essas empresas têm investido em tecnologias de produção modernas, novos processos de fabricação e entrado em mercados globais.
A lição aqui é que os empresários precisam alocar recursos para pesquisa e desenvolvimento para garantir que sua empresa esteja preparada para se adaptar às constantes mudanças no mercado. Precisamos criar um ambiente que encoraja a criatividade, a inovação e a experimentação. Isso pode envolver estar disposto a tomar riscos, aceitar erros e ser resiliente no processo de desenvolvimento de novos produtos e abordagens. Empresas que não conseguem se manter à frente da concorrência em inovação correm o risco de serem deixadas para trás.
Capítulo 5: A importância da comunidade
Tanto a Coca-Cola como a Pepsi têm trabalhado para criar comunidades de fãs e clientes leais ao longo dos anos. Embora muitos consumidores não sejam leais a uma única marca de refrigerante, a Coca-Cola, por exemplo, tem uma base de fãs extremamente engajados, que buscam por mercadorias da marca, como copos vintage ou edições limitadas. A Pepsi também tem focado no desenvolvimento de marcas associadas à cultura pop e música, a fim de atrair um público jovem.
A lição aqui é que, para construir uma marca forte e duradoura, as empresas precisam estabelecer uma comunidade engajada em torno de sua marca. Isso pode envolver o envolvimento do cliente, o uso das redes sociais e a criação de uma experiência positiva da marca. Empresas que são bem sucedidas em cultivar comunidades de clientes leais estão mais bem preparadas para enfrentar a concorrência e se manter relevante ao longo do tempo.
Conclusão:
Coca-Cola e Pepsi continuam a ser dois gigantes da indústria de bebidas, competindo ferozmente por participação do mercado”. A briga entre as duas tem evidenciado valorosas dicas para empresários em todo o mundo. Desde o poder do marketing efetivo e o comprometimento com a pesquisa e desenvolvimento consistente até a necessidade de responder ágil as movimentações do mercado e criar uma base de clientes leais. Compreendendo essas lições valiosas da briga da Coca-Cola e Pepsi, as empresas podem encontrar maneiras de competir com mais confiança em um mercado cada vez mais acirrado. É preciso conhecer essas lições, colocá-las em prática e diferenciar-se única e efetivamente.
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Primeiramente precisamos ressaltar que o Tá Contratado não é uma agência de emprego, não recruta, não seleciona e contrata pessoas para trabalhar para terceiros, somos uma plataforma de divulgação de serviços.
Como funcionam as plataformas?
Desde que foi criada a plataforma, pensamos num sistema mais justo e transparente para as pessoas que precisam divulgar seus serviços, não deixando-as presas a comissões, moedas ou investimentos que elas realmente não consigam visualizar. A maioria das plataformas de serviços são fechadas, onde quem intermedia o primeiro contato, seja através de e-mail, SMS ou WhatsApp é o gerenciador da plataforma, que recebe um interesse de serviço e repassa para a lista de prestadores de serviços interessados. Quando o prestador de serviços interessado recebe o chamado, havendo interesse, ele tem que abrir um orçamento e vincular o pedido de comissão ou fazer um pagamento para se habilitar a orçar o serviço. Você acha isso justo?
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O objetivo principal do Tá Contratado é que sua página seja encontrada na internet e não dentro do próprio site, fazendo você ter mais visibilidade e exposição.
Mas como funciona o Tá Contratado?
Por ser uma plataforma aberta, tendo as suas páginas indexadas nos principais buscadores, o Tá Contratado fará suas páginas de perfil e anúncios navegarem pela internet, ficando disponível e visível para as pessoas que precisam buscar e contratar serviços. Neste modelo de plataforma, o retorno é mais assertivo, tendo em vista que as pessoas que vão procurar seus serviços, estão realmente procurando por eles, na sua região e nas especificações que você divulga. Aqui você é procurado diretamente pelo cliente.
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Seus anúncios serão feitos de forma a ter a informação precisa dos seus serviços, localização, área de atendimento e terão seus contatos expostos nas suas páginas de anúncios, como e-mail, telefone, celular e WhatsApp, disponíveis para o interessado consultar. Por isso falamos ser uma forma mais assertiva, a pessoa que entrar em contato com você, muito provavelmente precisará dos seus serviços, pois teve o interesse de buscar, analisar e entrar em contato.
É garantido que terei leads ou chamados?
Não existe garantia de que haverá leads ou chamados no seu perfil, nenhuma plataforma pode garantir isso, mesmo aquelas que enviam a existência de um interessado, não atesta que os serviços procurados, são realmente procurados, ou apenas um orçamento de uma pessoa curiosa, tendo em vista que a única pessoa que pode decidir em comprar ou somente dar uma “olhadinha” é o interessado. O que nós do Tá Contratado podemos afirmar é que, seu anúncio será feito com as melhores técnicas de SEO e persuasão para uma melhor interação com o interessado, porém, cabe ao anunciante o envio de detalhes dos serviços que executa, quanto mais detalhes dos seus serviços, mais confiante e motivado o interessado fica em entrar em contato.
Muitos cadastros chegam até nossa área técnica com poucos dados, sem fotos e nossos técnicos não podem inovar seu perfil com fotos, pois buscamos fotos reais. Podemos ajudar a melhorar a parte escrita, com um SEO da página adequado e a interação com o usuário, porém um perfil com pouco conteúdo, acarreta insegurança e pouco interesse de quem procura.
Vamos dar um exemplo: “Realizo serviços de pintura” onde o anunciante envia uma foto baixada na internet – Fazer um anúncio com apenas 4 palavras e uma foto de internet, nossa equipe não conseguirá fazer nenhum ranqueamento do anúncio e sua página não ficará bem colocada nas listas dos buscadores de internet, e seu anúncio não trará conectividade com o interessado, pois quem está procurando ou contratando algum serviço, está disposto a comparar, e um anúncio com baixa qualidade fica difícil de atrair a atenção de um interessado.
Fica a dica:
Anúncio com pouco conteúdo e pobre em detalhes = Baixa procura.
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Portanto é bom lembrar, uma pessoa que busca encontrar um profissional, perde tempo na procura, verificando o site, tipos de páginas, cuidados em descrever seus serviços, qualidades e quando ele se depara com um anúncio pobre, com certeza ele pensará que se você não pode dedicar um tempo para elaborar um bom anúncio, como prestará um bom serviço. Lembre-se sempre do ditado: “A propaganda é a alma do negócio”.
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Todos os anúncios devem ter um plano de divulgação contratado. Para que nossa plataforma dê bons resultados, investimos recursos financeiros e tempo de nossos colaboradores para que você e nossos usuários tenham a melhor experiência possível. Portanto, o custo é alto, mas com certeza é uma das formas de marketing mais baratas disponível no mercado.
O Tá Contratado faz anúncios ADS?
Não, todo tráfego gerado pela nossa plataforma é orgânico, mas nada impede de fazermos ADS quando acharmos necessário para alguma campanha.
Em quais Estados estamos presentes?
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Em quais cidades posso anunciar?
Estaremos presentes em todas as cidades do Brasil, abaixo listamos algumas, mas com certeza logo teremos prestadores de serviços e empresas divulgando seus serviços em todas as cidades.
São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Goiânia, Belém, Porto Alegre, Guarulhos, Campinas, São Luís, São Gonçalo, Maceió, Duque de Caxias, Campo Grande, Natal, Teresina, São Bernardo do Campo, João Pessoa, Nova Iguaçu, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Jaboatão dos Guararapes, Uberlândia, Osasco, Sorocaba, Contagem, Aracaju, Feira de Santana, Cuiabá, Joinville, Aparecida de Goiânia, Londrina, Juiz de Fora, Porto Velho, Ananindeua, Serra, Caxias do Sul, Macapá, Niterói, Florianópolis, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, Vila Velha, Mauá, São João de Meriti, São José do Rio Preto, Mogi das Cruzes, Betim, Boa Vista, Maringá, Santos, Diadema, Jundiaí, Rio Branco, Montes Claros, Campina Grande, Piracicaba, Carapicuíba, Anápolis, Olinda, Cariacica, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Vitória, Caruaru, Caucaia, Blumenau, Petrolina, Ponta Grossa, Franca, Canoas, Pelotas, Vitória da Conquista, Ribeirão das Neves, Uberaba, Paulista, Praia Grande, Cascavel, São José dos Pinhais, Guarujá, Taubaté, Palmas, Limeira, Camaçari, Santarém, Petrópolis, Mossoró, Suzano, Taboão da Serra, Várzea Grande, Sumaré, Marabá, Gravataí, Santa Maria, Governador Valadares, Barueri, Embu das Artes, Juazeiro do Norte, Volta Redonda, Parnamirim, Ipatinga, Macaé, Indaiatuba, Imperatriz, Foz do Iguaçu, Cotia, Viamão, São Carlos, São José, Colombo, Magé, Novo Hamburgo, Rio Verde, Itaboraí, Americana, Itapevi, Sete Lagoas, Divinópolis, Marília, Araraquara, São Leopoldo, Rondonópolis, Hortolândia, Jacareí, Arapiraca, Cabo Frio, Presidente Prudente, Maracanaú, Dourados, Chapecó, Itajaí, Águas Lindas de Goiás, Santa Luzia, Juazeiro, Criciúma, Parauapebas, Luziânia, Itabuna, Rio Grande, Sobral, Alvorada, Cachoeiro de Itapemirim, Cabo de Santo Agostinho, Angra dos Reis, Rio Claro, Passo Fundo, Castanhal, Lauro de Freitas, Araçatuba, Ferraz de Vasconcelos, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Friburgo, Nossa Senhora do Socorro, Araguaína, Teresópolis, Barra Mansa, Jaraguá do Sul, Ibirité, Guarapuava, São José de Ribamar, Linhares, Itapecerica da Serra, Francisco Morato, Palhoça, Itu, Mesquita, Valparaíso de Goiás, Bragança Paulista, Pindamonhangaba, Timon, Poços de Caldas, Maricá, Itapetininga, Caxias, Teixeira de Freitas, Nilópolis, São Caetano do Sul, Abaetetuba, Camaragibe, Rio das Ostras, Franco da Rocha, Barreiras, Ilhéus, Paranaguá, Lages, Jequié, Patos de Minas, Pouso Alegre, Mogi Guaçu, Parnaíba, Jaú, Alagoinhas, Porto Seguro.
Quais serviços posso anunciar?
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Como a atividade relacionada a serviços é imensa, não conseguiremos dar exemplos de todos os serviços, por isso, listamos apenas alguns serviços de pessoas físicas e de pessoas jurídicas (empresas), mas temos certeza de que nossa plataforma, está preparada para divulgar todos os tipos de serviços.
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