Pode parecer um momento estranho para elaborar uma estratégia internacional, mas os serviços se tornaram um negócio global – e essa é apenas uma das razões pelas quais você não pode se dar ao luxo de permanecer dentro de suas fronteiras.
Estes são tempos estranhos. Guerras, clima e uma pandemia de COVID-19 estão remodelando o cenário global de negócios. Para muitos executivos, sobreviver é uma luta até a morte e expandir internacionalmente parece um sonho impossível.
Mas os líderes empresariais com grandes aspirações ainda precisam de estratégias internacionais. O movimento de mercadorias e pessoas diminuiu nos últimos dois anos, mas os negócios globais não estão desaparecendo. Está evoluindo. Para manter o ritmo, crescer e florescer, você também precisa evoluir.
A morte da distância é um fator-chave para os negócios internacionais em 2022. Apesar da crise de curto prazo da cadeia de suprimentos, logística, viagens e tecnologia aprimoradas estão permitindo que bens, pessoas e ideias se movam pelo mundo mais rápido do que em qualquer outro momento da história .
Atividades que antes precisavam ser feitas em um só lugar foram desagregadas e espalhadas por várias geografias. Em muitas indústrias, especialmente manufaturas elaboradas, as cadeias de suprimentos tornaram-se verdadeiramente globais. As novas tecnologias nos permitem conhecer pessoas do outro lado do mundo, transmitir nossos dados em todo o mundo em um piscar de olhos e fazer e receber pagamentos em poucos minutos. Serviços como telemedicina, arquitetura, design, contabilidade, coaching, consultoria de gestão e dezenas de outros podem ser fornecidos de e para praticamente qualquer lugar.
A morte da distância tem implicações para quase todos os negócios, porque podemos nos comunicar e trabalhar com clientes e fornecedores que eram inacessíveis há apenas alguns anos. Por um lado, acredito que estamos vendo uma grande e permanente mudança na forma como os serviços são vendidos. Por outro lado, embora o comércio global de mercadorias possa ter desacelerado por enquanto, ele eventualmente retornará aos níveis históricos à medida que as cadeias de suprimentos forem recalibradas. Isso porque nenhum país pode fabricar todos os produtos que os consumidores desejam, e porque o comércio sempre impulsionou a prosperidade econômica.
Oportunidade ilimitada cria competição desenfreada
O que isso significa, especialmente para os provedores de serviços, é que os mercados internacionais estão mais acessíveis do que nunca. A maior aceitação da entrega de serviços habilitada por tecnologia equivale a menores barreiras à entrada. Em outras palavras, se você tem um ótimo produto que pode ser entregue sem que você precise estar lá pessoalmente e uma mensagem poderosa que ressoa com seu público, de repente você tem um potencial quase ilimitado para vender em qualquer lugar.
A desvantagem de oportunidades ilimitadas é um aumento maciço na concorrência. Se as barreiras à entrada caírem e você de repente puder vender em qualquer lugar, pessoas de todo o mundo também poderão vender em seu mercado doméstico. E se eles puderem criar e vender um produto melhor a um custo menor e comercializá-lo com o mesmo talento, esse é o fim de sua participação no mercado. A verdade é que o lado obscuro dos mercados sem fronteiras (maior concorrência) deve ser um fator tão importante para um CEO perspicaz quanto seu lado positivo (aumento das oportunidades).
Os concorrentes estrangeiros não são a única preocupação. Você não pode ignorar as ameaças em casa. Alguns de seus astutos concorrentes domésticos já perceberam que podem usar a geoarbitragem a seu favor. Eles estão usando desenvolvedores e designers da Web da Jamaica, designers gráficos da Hungria e da Eslovênia, contadores da Índia e assistentes virtuais das Filipinas para obter serviços para eles e seus clientes por uma fração do custo de compra no mercado interno. Eles são capazes de reduzir o custo das mercadorias vendidas e prejudicar você, enquanto ainda obtêm lucro.
A expansão no exterior continua sendo uma maneira inteligente de combater a ameaça de concorrentes estrangeiros e empresas locais que capitalizam a geoarbitragem para competir com você em casa. Aqui estão seis razões pelas quais a expansão internacional dá uma vantagem ao seu negócio.
1. Alcance mais clientes
O acesso aos mercados internacionais permite o acesso a mais clientes. Isso é importante para qualquer empresa que tenha clientes em apenas uma geografia.
Nos últimos 20 anos, o mercado global cresceu em cerca de três a quatro bilhões de novos clientes, para um total de cerca de 7,6 bilhões de pessoas. Isso reflete a forma como as economias evoluíram nesse período. Não faz muito tempo, China e Índia ainda eram considerados países em desenvolvimento. Atualmente, são economias líderes cujas classes médias em rápida expansão têm dinheiro para gastar. Tendências semelhantes são aparentes em outras partes do mundo, à medida que as classes médias crescem rapidamente em toda a Ásia, Oriente Médio e América Latina. Em muitos casos, 99% das pessoas para quem você pode vender estão agora localizadas fora do seu país.
2. Espalhe seus riscos
A expressão “não coloque todos os ovos na mesma cesta” aplica-se igualmente a carteiras de investimentos e bases de clientes. Uma empresa pode pagar caro se muitos de seus clientes estiverem concentrados em um país e as condições mudarem rapidamente. Se você vender em apenas um mercado e houver uma desaceleração, novos concorrentes aparecerem, as regulamentações mudarem ou seu maquinário falhar, as vendas poderão cair drasticamente, colocando a empresa em sério risco.
A diversificação de seus mercados compensa o risco no mercado doméstico, abrindo oportunidades com novos clientes, novas parcerias e joint ventures, bem como novas chances de desenvolver produtos para geografias específicas.
A diversificação também pode ajudar as empresas menores a sobreviver a tempos econômicos difíceis e volatilidade política, fatores que estão se tornando cada vez mais importantes à medida que a política global e a dinâmica do comércio internacional continuam a mudar de forma rápida e imprevisível.
3. Controle de custos
Todo CEO astuto quer reduzir despesas e tornar-se global pode ajudar. Embora o COVID-19 tenha fabricantes em todos os lugares reavaliando a confiabilidade da cadeia de suprimentos e procurando soluções mais próximas de casa, você ainda pode encontrar respostas mais econômicas para seus desafios de produção e fabricação offshore.
E na Ásia, impostos baixos e esquemas de estabelecimento são abundantes para incentivar empresas estrangeiras a se estabelecerem em terra.
4. Maximize os lucros
Os mercados estrangeiros podem gerar retornos mais altos, especialmente se forem menos avançados, atraentes ou competitivos do que o seu mercado doméstico. Mercados difíceis geralmente atraem menos empresas estrangeiras e você pode descobrir que há um espaço em branco no mercado que você pode preencher, potencialmente permitindo que você cobre um prêmio mais alto do que pode atrair em casa.
5. Expansão é igual a inovação
Em uma época em que os robôs estão substituindo profissionais altamente treinados, os líderes empresariais não podem se dar ao luxo de serem complacentes com a inovação. O ambiente comercial e tecnológico está mudando tão rapidamente que quem ficar parado ficará para trás.
A boa notícia é que a pesquisa sugere que operar internacionalmente impulsiona a inovação. Em outras palavras, se você quer uma empresa mais inovadora, produtiva e competitiva, procure offshore. A exposição a novas ideias e clientes e o desafio de gerar soluções para novos problemas ajudarão você e sua equipe a se tornarem mais inovadores e produtivos, criando uma vantagem competitiva duradoura, em casa e no exterior. O resultado? Um círculo virtuoso com potencial para impulsionar ainda mais o sucesso internacional.
6. Aumento do valor da empresa
Por último, nada aumenta o valor da sua empresa como uma presença internacional. Quando uma equipe de gerenciamento pode demonstrar aos investidores que está vendendo internacionalmente, eles sinalizam o potencial de ganhar muito mais dinheiro, por todas as razões que mencionei acima. Simplificando, as empresas com alcance internacional têm uma vantagem injusta sobre seus primos domésticos.