Quer se tornar um escritor melhor? De escrever e-mails a ensaios, romances, posts nas redes sociais e melhorar seus anúncios escritos, confira agora para saber mais sobre como melhorar as habilidades de escrita.
Empresas e indivíduos de todo o mundo carregam cerca de 2,5 quintilhões de bytes de dados em um único dia. Na era digital, o conteúdo é rei, e sites com conteúdo valioso sempre têm vantagem.
Escrever envolve mais do que apenas produzir palavras aleatórias e esperar que faça sentido. Uma boa escrita é bem estruturada, intencional e complexa. Se você está lutando com sua escrita e quer saber como melhorar suas habilidades de escrita, você está no lugar certo.
No post de hoje, vamos destacar algumas dicas incríveis sobre como melhorar suas habilidades de escrita. Siga essas dicas e você estará no caminho certo para se tornar um escritor melhor.
1. Consistência é a chave
A melhor maneira de se tornar um escritor melhor é praticar sua escrita de forma consistente. Escreva todos os dias e você se tornará um escritor melhor em pouco tempo. Não importa a duração de suas sessões de escrita; o que importa é que você está escrevendo regularmente.
Comece pequeno com 500 palavras por dia e depois aumente a contagem de palavras para 1.000 ou até 2.000. Aprenda com outras postagens do blog e peça feedback de seus colegas para avaliar se sua escrita está melhorando ou não. Não desanime se eles lhe derem uma classificação baixa; fica melhor com o tempo.
2. Leia como se sua vida dependesse disso
Grandes escritores também são leitores ávidos. Ler todos os dias também ajudará muito a melhorar suas habilidades de escrita. Ele ajuda a melhorar sua gramática, sintaxe e vocabulário.
Ler o trabalho de outras pessoas expõe você a diferentes estilos e técnicas de escrita. Você pode aprender a usar metáforas, símilares e outros artifícios literários lendo as obras de grandes escritores.
3. Tenha o básico para baixo
Não importa quão avançadas sejam suas habilidades de escrita, você não pode ir longe se não tiver o básico. Isso inclui gramática, ortografia e pontuação adequadas. Você precisa garantir que seu trabalho esteja livre de erros antes de clicar no botão publicar.
Além disso, aprimore o uso correto dos sinais de pontuação. Isso inclui vírgulas, ponto e vírgula, apóstrofos e aspas. O uso incorreto pode alterar o significado de suas frases, portanto, tenha cuidado.
4. Mantenha a simplicidade
Ser um bom escritor não significa usar grandes palavras para mostrar o quão inteligente você é. Lembre-se, escrever é mais sobre o leitor do que sobre o escritor. Como tal, certifique-se de usar palavras simples que sejam fáceis de ler e entender.
Você ainda pode soar inteligente sem usar palavras grandes. Usar palavras simples faz você parecer mais confiante e no controle do que está dizendo. Então, da próxima vez que você se sentar para escrever, seja simples.
5. Mantenha-o curto e doce
Manter suas frases e parágrafos curtos torna mais fácil para os leitores consumirem seu trabalho. Frases longas são difíceis de seguir. A maioria dos leitores não tem grande capacidade de atenção para frases e parágrafos longos.
A melhor maneira de manter sua escrita concisa é usar uma voz ativa. Na voz ativa, o sujeito da frase realiza a ação. Por exemplo, “João escreveu um romance” está na voz ativa, enquanto “Um romance foi escrito por João” está na voz passiva.
Use palavras simples, frases curtas e uma voz ativa, e sua escrita será mais concisa.
6. Crie um esboço para seu trabalho
Criar um esboço para o seu trabalho o torna coerente e bem estruturado. Antes de começar a trabalhar, crie um esboço claro para o seu trabalho.
Suponha que você esteja escrevendo um ensaio universitário . Tente criar um esboço com a introdução, pontos e conclusão. Decida quantas palavras você quer que cada seção tenha e pronto.
7. Evite explicar demais seu conteúdo
Claro, você quer que os leitores entendam seu trabalho, mas não exagere nas explicações. Lembre-se, você não está escrevendo para alunos da terceira série. Não há necessidade de entrar em detalhes triviais do que quer que você esteja trabalhando.
Explicar demais provavelmente levará a frases e parágrafos longos. Isso significa que ele faz o oposto do que deveria fazer. Isso só torna seu trabalho difícil de seguir e entender.
8. Faça sua pesquisa
Todas as formas de escrita exigem uma extensa pesquisa para serem boas. A pesquisa é uma obrigação, independentemente de você estar escrevendo um artigo ou uma postagem no blog.
Certifique-se de reunir o máximo de informações possível antes de começar a escrever. Isso dará mais profundidade ao seu trabalho e o tornará mais interessante de ler. Também o ajudará a evitar cometer erros.
9. Leia em voz alta
Ler em voz alta ajuda a garantir que seu texto soe como você deseja. Também lhe dá uma boa ideia do fluxo do seu trabalho e também ajuda a identificar erros de digitação.
Também ajudará a identificar quais áreas do seu trabalho você precisa melhorar.
10. Remova palavras e frases de preenchimento
Palavras e frases de preenchimento são palavras e frases que não agregam valor ao seu conteúdo. Eles apenas ocupam espaço desnecessário e sobrecarregam o leitor. Certifique-se de que seu trabalho esteja livre de palavras ou frases de preenchimento antes de enviá-lo.
Então, como você pode dizer se você tem palavras ou frases de preenchimento? Bem, leia seu trabalho frase por frase. Depois de cada frase, pergunte-se se isso agrega valor ao leitor.
Se isso não acontecer, é uma frase de preenchimento. Se isso acontecer, então deixe estar.
11. Junte-se a fóruns e grupos de redação
Fóruns e grupos de redação são ótimas maneiras de obter feedback sobre seu trabalho e se conectar com outros escritores. O feedback irá ajudá-lo a melhorar suas habilidades de escrita, apontando áreas que precisam ser melhoradas.
É também uma ótima maneira de aprender com outros escritores e obter diferentes perspectivas sobre como abordar a escrita. Visite alguns dos principais sites e fóruns de redação e aprimore suas habilidades de escrita.
12. Use formulários de palavras contratados
Usar formas contraídas como “não posso” em vez de “não posso” e “não vou” em vez de “não vou” faz com que sua escrita pareça nítida. Use contrações para tornar seu trabalho menos abafado e mais fácil de ler.
Infelizmente, diminui a contagem de palavras, mas pelo menos sua escrita soa melhor. Use as contrações apropriadamente e melhore sua escrita imediatamente.