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Marketing de relacionamento e a fidelização de clientes

Marketing de relacionamento e a fidelização de clientes

Para aumentar a satisfação dos seus clientes, as marcas vêm apostando no marketing de relacionamento para aproximar ainda mais consumidores de suas marcas de desejo. Essas técnicas visam fidelizar clientes frente a grande concorrência do mercado. 

Com o intuito de obter uma relação mais próxima com os clientes, as marcas vêm investindo na criação de benefícios para os clientes, como a personalização de produtos para satisfazer os anseios dos clientes. 

O que é Marketing de Relacionamento?

É a construção e propagação da marca. Sua meta principal é auxiliar as empresas a conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores espontâneos da marca. 

Qual a importância do Marketing de Relacionamento?

O de Marketing de Relacionamento visa muito mais do que aumentar vendas, por isso ele não tem o foco apenas em conquistar os clientes, ele tem o objetivo de angariar novos clientes e apaixonados pela marca.

Para conquistar esse resultado, é preciso oferecer algo único, que seu cliente não pode obter em nenhum outro lugar. Como, por exemplo, personalização de produtos, desde uma garrafa com nome do consumidor a um chaveiro único.  

Ele serve para criar uma relação contínua e progressiva com cada indivíduo. Por se tratar de um avanço gradativo, é uma estratégia que vislumbra resultados de médio a longo prazo.

Quando você gosta de uma coisa, você indica a pessoas próximas, não é? Então, o bom relacionamento tem o objetivo de transmitir essa experiência positiva para outras pessoas, gerando um efeito cascata positivo, influenciando na aquisição de novos clientes.

 

MARKETING DE RELACIONAMENTO

 

Como implantar o Marketing de Relacionamento na sua empresa?

Agora que já entendeu melhor do que se trata essa iniciativa, entenda como colocar de pé essas estratégias para melhorar os resultados de conversão de sua marca

Ajuste a cultura da empresa

Não adianta tentar um bom relacionamento com seus clientes se seus colaboradores não estiverem dispostos a construir junto com a empresa esse desenvolvimento. Portanto, é essencial que seus funcionários se sintam inseridos no processo

Com um envolvimento maior de todos os níveis da empresa, é preciso mostrar para todos os colaboradores que o bom atendimento ao cliente é primordial para o sucesso de todos. Eles precisam entender também que um bom atendimento é fundamental tanto na venda quanto após a ela. 

Identifique os clientes cativos

Se ainda não tiver, é primordial que se instale um banco de dados de todos os clientes para um controle na frequência de compra de cada um e monitoramento dos dados. A partir dessas informações você saberá quem se comunicar primeiro. 

É com esses clientes mais frequentes que você vai realizar pesquisas sobre a qualidade dos produtos e atendimento, assim como informar, primeiramente, sobre promoções. Essas táticas farão eles se sentirem prestigiados e provavelmente vão manter a constância de compra desses clientes. 

Crie um rating

Mas o que seria isso? Rating nada mais é que um sistema de pontuação que nivela os níveis de cada consumidor. Existem várias táticas de pontuação que podem ser criadas pela empresa, como o número de compras, por exemplo.

A frequência de compras, quantidade de peças, valor gasto, todas essas são maneiras possíveis de fazer seu cliente pontuar. A partir da hierarquia de pontuação será destinado um tipo de benefício ou brinde. 

Desenvolva defensores da marca

Como citado anteriormente, o boca a boca é uma ótima ferramenta para divulgar um produto ou uma marca. Portanto, busque engajar seus melhores clientes para que eles mesmo divulguem sua empresa. 

Você certamente já comprou algo que um amigo ou familiar te indicou, ou seja, a indicação é uma das principais táticas de conversão de novas vendas. A confiança que o cliente tem com a marca precisa ser levada a frente, criando novos consumidores.

Os 3 principais exemplos de Marketing de Relacionamento

1- Programa de fidelidade

É uma das estratégias mais comuns no mercado atualmente. É possível que você esteja envolvido em um desses, acumulando pontos e benefícios pela frequência de compras nas suas lojas favoritas.

Além disso, esses benefícios são decisivos para que os consumidores escolham entre uma marca e outra. Afinal, é muito mais legal comprar algo que você sabe que vai te dar o retorno esperado e eventualmente lhe ofereça um brinde.

2- Redes Sociais

A interação é uma ferramenta poderosa para o marketing de relacionamento, seja informando ou alcançando mais pessoas. Por isso, é indispensável que a sua marca seja ativa nas mais diferentes redes sociais.

Entretanto, é muito importante focar em uma linguagem adequada que permita a comunicação instantânea, onde você pode divulgar informações ao seu público e obter feedback imediato.

Entregar publicações realmente boas e que agregam valor à marca, responder comentários e mensagens no privado são maneiras de fortalecer a interação e comunicação com os clientes. 

 

MARKETING DE RELACIONAMENTO

 

3- E-mail Marketing

Certamente você já abriu sua caixa de e-mail e deu de cara com mensagens de diversas lojas que costuma comprar. Isso acontece porque é uma das ferramentas mais usadas dentro das estratégias do marketing de relacionamento

Não, o e-mail não está morrendo! Ele oferece a marca a possibilidade de uma personalização da mensagem, segmentação mais aprimorada, divulgação de conteúdos e propagandas relevantes. 

4- Chatbot

Você já abriu um site e em algum canto da tela apareceu um assistente virtual oferecendo ajuda? Então, esse é o chatbot, um assistente virtual e 24h que auxilia o cliente com dúvidas menos complexas e facilita a comunicação. 

O avanço de ferramentas tecnológicas como essa possibilitam o estreitamento da relação entre loja e cliente, otimizando o tempo do cliente em canais de dúvidas ou reclamações. Acelerando um processo, que se não fosse feito pelo assistente virtual, demoraria horas.

Conclusão

Marketing de relacionamento é muito mais que apenas vender mais ou personalização de produtos através de produtos com o nome do cliente. Ele favorece na prática o desenvolvimento financeiro e de reconhecimento da marca. 

Cada cliente precisa se sentir único e se apaixonar e se identificar com os valores da marca a partir de uma experiência especial. O Relacionamento é essencial tanto no processo da venda quanto no processo pós-compra. 

É com um relacionamento próximo no pós-venda que o seu cliente irá se aproximar da marca, consumindo mais e, possivelmente, indicando a futuros novos clientes. 

PARA AUMENTAR A SATISFAÇÃO DOS SEUS CLIENTES, AS MARCAS VÊM APOSTANDO NO MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA APROXIMAR AINDA MAIS CONSUMIDORES DE SUAS MARCAS DE DESEJO. ESSAS TÉCNICAS VISAM FIDELIZAR CLIENTES FRENTE A GRANDE CONCORRÊNCIA DO MERCADO. 

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