O marketing de indicação é considerada uma das estratégias mais eficazes para conseguir clientes na área de saúde. Aliás, indicar serviços e produtos é algo natural do ser humano.
Sabendo disso, como prestador de serviços na área odontológica, pode aproveitar o marketing de indicação para conseguir novos pacientes a um custo mais baixo e com um ciclo mais rápido do que nas ferramentas tradicionais.
Entenda melhor o marketing de indicação, seus benefícios e como aplicá-lo no consultório odontológico.
O que é marketing de indicação
O marketing de indicação – ou referral marketing – nada mais é do que usar seus clientes atuais para conseguir novos pacientes. É quando um paciente satisfeito indica seus serviços para um colega de trabalho, um amigo ou um familiar.
Cada paciente que você tem é um potencial vendedor dos serviços da sua clínica. E isso pode acontecer para bem ou para mal. Pesquisa da Nielsen, mostra que 92% dos consumidores no mundo confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar acima das outras formas de propaganda.
Percebeu como o marketing de indicação, muitas vezes menosprezado pelas empresas, é uma estratégia fundamental para qualquer negócio, especialmente na área de saúde?
Para começar a utilizar o marketing de indicação a seu favor, você precisa, primeiro, levantar quais são os seus clientes mais satisfeitos. São eles que serão os “vendedores” do seu serviço, indicando-o para quem precisa dele.
Entre os benefícios do marketing de indicação, podemos citar: segmentação (você receberá o “cliente ideal”, aquele que realmente precisa do seu serviço, que tem o perfil do seu negócio) e menor custo de aquisição (não é preciso investir muito tempo e dinheiro à procura do cliente).
Como usar o marketing de indicação no consultório
Você pode motivar seus clientes satisfeitos a fazerem indicações, por meio de ações de fidelização, descontos e brindes; para este último, negocie amostras grátis e produtos com desconto junto aos seus fornecedores.
Separamos alguns aspectos importantes para utilizar o marketing de indicação na clínica.
Construa laços profissionais
O marketing de indicação na Odontologia não é aplicado apenas pelos pacientes, mas também pelos dentistas de outras especialidades. Vamos imaginar que um paciente procurou um cirurgião-geral, mas durante a consulta constatou-se que um implantodontista é o melhor profissional para seguir o tratamento. Naturalmente, o dentista vai indicar ao paciente um especialista na área. E é aí que você entra.
Construa relações profissionais para que o seu consultório seja indicado por colegas de profissão e vice-versa. Vá a eventos e frequente cursos de aperfeiçoamento para conseguir parcerias. Isso só trará benefícios.
Faça um atendimento de excelência
Atender bem o cliente é uma premissa básica de um negócio que vende serviços e que deveria ser praticado por todos os prestadores, mas não é bem assim. Na prática, um consultório que oferece um atendimento humanizado e resolutivo sai na frente da concorrência.
Por isso, estabeleça critérios de atendimento sempre que um paciente chegar ao consultório. Isso inclui a forma desde como ele é recepcionado e acolhido pela secretária, durante a consulta e o pós-atendimento, quando ele é contatado por WhatsApp, por exemplo, para avaliar a clínica e responder sobre o seu estado de saúde.
Um cliente satisfeito é a chave para que o marketing de indicação seja bem-sucedido. Apenas um paciente que teve boas experiências com a clínica será capaz de indicar os serviços a conhecidos.
Tenha uma presença on-line
Crie um site ou, se preferir, invista nas redes sociais, com perfis profissionais no Facebook e no Instagram. Publique conteúdo informativo que seja de interesse do seu público-alvo.
Esteja atento ao Código de Ética Odontológica: fotos de “antes e depois” são proibidas, assim como divulgar preços, modalidades de pagamento e serviços gratuitos.
Produza conteúdos que ajudem seu público, como: cuidados com a saúde bucal, tratamentos novos, segurança em procedimentos, higiene dos dentes do bebê, cuidados com o clareamento dental.
Faça publicações semanais e responda as dúvidas dos seguidores para mantê-los engajados. Seu perfil pode ser marcado em comentários e publicações, servindo de referência em algum assunto.
Saiba que é um processo de médio e longo prazo até você ter uma presença on-line forte e de credibilidade nas redes sociais.
O marketing de indicação pode se tornar uma ferramenta aplicável no consultório para conseguir pacientes a custo baixo e com um ciclo de fechamento de negócios mais rápido.
Fonte: Blog Surya Dental