Embora sobreviver à pandemia pareça um sinal infalível de resiliência, especialistas sugerem que há pontos específicos a serem considerados que podem ajudar a determinar se o negócio é viável ou não a longo prazo.
Como os números de vendas semanais se comparam aos números pré-COVID?
Com toda a incerteza dos últimos dois anos, não é surpresa que a “resiliência” esteja agora no topo da lista de muitos prestadores de serviços em potencial.
Não há substituto para revisar e testar informações financeiras, especialmente com a ajuda de seu consultor profissional. No entanto, existem algumas perguntas básicas que podem ser feitas aos prestadores de serviços existentes no início do processo para obter alguns insights valiosos.
Pergunte a eles como seus números de vendas semanais se mantiveram nos últimos dois anos em comparação com os níveis pré-COVID. Também vale a pena perguntar a eles como o negócio estava acompanhando nos dois anos anteriores ao COVID. Algumas empresas eram marginais em direção à pandemia e podem ter sobrevivido apenas devido à variedade de programas e pacotes de assistência oferecidos. Perguntas sobre suporte ao franqueador, comportamento do cliente, impacto dos concorrentes e eficácia das campanhas de marketing podem fornecer informações adicionais.
O próximo passo seria investigar qual foi sua experiência recente com as principais despesas do negócio (compras de ações, salários e aluguel, etc.). Ainda mais importante, tente descobrir o que eles acham que está causando essas mudanças. Por exemplo, desafios em obter estoque em tempo hábil, dificuldades em recrutar ou reter funcionários e problemas com proprietários.
Isoladamente, essas respostas não revelam muito, mas quando surgem temas consistentes, a imagem pode ficar muito clara muito rapidamente.
Verifique as licenças, autorizações e compromissos de dívida necessários
Os prestadores de serviços devem garantir que seu advogado revise os documentos do negócio. O advogado deve destacar quaisquer sinais de alerta em relação ao desempenho financeiro do empreendedor nos dois anos anteriores. Também é importante olhar atentamente para a história recente dos prestadores de serviços que pararam ou que saíram do mercado. Esses detalhes contam uma história sobre a saúde ou não do sistema de atuação baseado em seu nicho.
Um novo negócio é, obviamente, um risco maior do que um negócio existente que tem um histórico. Para uma empresa existente, considere os seguintes pontos:
Se houver um arrendamento, revise os termos do arrendamento e as disposições de revisão do aluguel. O proprietário forneceu algum alívio de aluguel nos períodos de bloqueio? Quando é a próxima revisão de mercado? Existe o risco de o aluguel aumentar nesse ponto e afetar significativamente o seu lucro.
Certifique-se de que todos os ativos da empresa que você está adquirindo estejam livres de dívidas. Seu advogado pode fazer uma pesquisa geral para garantir que não haja garantias registradas sobre os ativos da empresa
Verifique se todas as licenças e autorizações necessárias para o negócio e quaisquer contratos com fornecedores estão atualizados. Verifique se os termos são comerciais.
Comprar qualquer negócio traz riscos, mas você pode reduzir esse risco obtendo aconselhamento jurídico e financeiro especializado antes de se comprometer.