Pular para o conteúdo

Como trocar a válvula de descarga do banheiro?

Passo 1: Identifique a válvula de descarga

Antes de começar a trocar a válvula de descarga do banheiro, é importante identificar o modelo e tipo de válvula que está instalada. Existem diferentes tipos de válvulas de descarga, como a de pressão, de caixa acoplada e de parede. Certifique-se de saber qual é a sua antes de prosseguir.

Passo 2: Feche o registro de água

Para evitar vazamentos e acidentes, é fundamental fechar o registro de água que abastece a válvula de descarga. Geralmente, o registro fica localizado próximo ao vaso sanitário. Certifique-se de fechá-lo completamente antes de dar continuidade ao processo.

Passo 3: Retire a tampa da caixa acoplada

Caso a válvula de descarga do seu banheiro seja do tipo caixa acoplada, será necessário remover a tampa da caixa para ter acesso à válvula. Com cuidado, retire a tampa e deixe-a em um local seguro para evitar danos.

Passo 4: Desencaixe a válvula antiga

Com o acesso à válvula de descarga, desencaixe a válvula antiga das conexões existentes. Gire a válvula no sentido anti-horário para soltá-la e remova-a com cuidado. Certifique-se de não forçar a peça para evitar danos à tubulação.

Passo 5: Instale a nova válvula de descarga

Com a válvula antiga removida, é hora de instalar a nova válvula de descarga. Encaixe a nova válvula nas conexões existentes e certifique-se de que esteja bem fixada. Aperte as conexões com cuidado para evitar vazamentos futuros.

Passo 6: Teste a nova válvula

Após instalar a nova válvula de descarga, abra o registro de água e teste o funcionamento da válvula. Acione a descarga do vaso sanitário e verifique se a nova válvula está funcionando corretamente. Caso haja algum problema, revise a instalação.

Passo 7: Ajuste a quantidade de água

Alguns modelos de válvula de descarga permitem ajustar a quantidade de água liberada a cada acionamento. Caso seja necessário, ajuste a válvula de acordo com as instruções do fabricante para garantir um funcionamento adequado.

Passo 8: Recoloque a tampa da caixa acoplada

Após testar e ajustar a nova válvula de descarga, recoloque a tampa da caixa acoplada do vaso sanitário. Certifique-se de que a tampa esteja bem encaixada e segura para evitar possíveis acidentes.

Passo 9: Abra o registro de água

Com a nova válvula de descarga instalada e testada, abra novamente o registro de água que abastece o vaso sanitário. Verifique se não há vazamentos e se a descarga está funcionando corretamente.

Passo 10: Manutenção preventiva

Para garantir o bom funcionamento da válvula de descarga do banheiro, é importante realizar manutenções preventivas periodicamente. Verifique se há vazamentos, ajuste a quantidade de água conforme necessário e fique atento a qualquer sinal de problema.

Compartilhar:

Entrar




Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.