O que é ser um Prestador de Serviços? O termo é designado aos profissionais que trabalham por conta própria, prestando serviço para empresas ou pessoas físicas.
Esse tipo de profissão tem se tornado cada vez mais comum, especialmente entre fotógrafos, designers, redatores, jornalistas, pedreiros, programadores, jardineiros etc. Para as pessoas que desejam se recolocar no mercado ou enfrentam dificuldade de encontrar um emprego, essa se mostra uma excelente opção para gerar renda de forma prática.
Se você já está com essa ideia e deseja atuar como Prestador de Serviços, veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar. Aproveite para alavancar sua profissão como um Prestador de Serviços de grande sucesso no mercado.
Dicas para começar como Prestador de Serviços:
Crie seu portfólio
O primeiro passo na vida de um Prestador de Serviços é um bom portfólio. Mas afinal, o que é um portfólio? É uma coleção de trabalhos realizados por uma empresa ou profissional, que demonstra sua capacidade na área profissional. Ele serve para impressionar qualquer cliente, pois os seus últimos projetos serão o principal item a ser analisado na hora de contratar seus serviços.
Mas muitas pessoas podem pensar “como montar um portfólio se estou iniciando agora?”. Uma das estratégias que os Prestador de Serviços utilizam quando estão iniciando é criar clientes fictícios para produzir os chamados materiais de marketing. Além disso, utilizar trabalhos acadêmicos também pode ser útil na hora de montar um portfólio.
Seu portfólio pode ser desenvolvido por você manualmente ou em sites como o OLX, Mercado Livre, Google Meu Negócios, Tá Contratado, Facebook e alguns Marktplaces e muito mais. Mais fique atendo, poste apenas os melhores projetos que você desenvolveu. Os que você considerar que não estão tão bons não merecem ser publicados, pois eles podem sujar a sua imagem.
Trabalhe com um preço justo
Assim que você já tiver experiência e um bom portfólio, você estará pronto para estabelecer o preço do seu trabalho. Porém, uma das maiores dificuldades do Prestador de Serviços é exatamente estabelecer quanto cobrar do cliente. Mesmo que surjam diversas oportunidades para você, não aceite um preço muito abaixo que desvalorize seu tempo, esforço e dedicação para realizar um serviço. Muito menos estipule preços exorbitantes que não se ajustem ao que você está oferecendo.
Para precificar seu serviço, você pode analisar o mercado ou seu próprio trabalho. Ao analisar o mercado, você deve observar a concorrência e como outros profissionais cobram por serviços semelhantes ao seu. Ou também você pode precificar de acordo com a oferta/demanda do seu serviço, sempre atento às necessidades dos seus clientes.
Se você optar por analisar seu produto você pode se basear nos custos que você teve e utilizar um percentual disso para seu lucro. Ou, quando já tiver experiência e uma boa base de clientes, conseguir um preço mais alto devido ao valor agregado do seu serviço.
Determine onde será seu local de trabalho
Se você está para começar como Prestador de Serviços, é necessário pensar no local ideal para realizar seus serviços. Caso você não tiver de trabalhar necessariamente na empresa, você pode fazer home office ou trabalhar em um coworking, e até mesmo em uma cafeteria, por exemplo, se achar que conseguirá produzir bem.
Muitas pessoas que trabalham em casa afirmam sentirem dificuldade de concentração. Porém, é possível melhorar a produtividade mesmo trabalhando home office. Basta manter o foco e se organizar da mesma forma que aconteceria no seu escritório.
Estabeleça contatos e peça indicações
Para ter sucesso ao começar como Prestador de Serviços, o profissional deve estabelecer uma rede de contatos e manter esse networking. Nesse modelo de trabalho, muitas oportunidades são apresentadas por indicação de amigos, colegas ou parentes. Além de aumentar a visibilidade, essa prática pode também melhorar a troca de conhecimentos e informações sobre a área de atuação. Além disso, proporciona melhores oportunidades profissionais e até mesmo a reputação no ambiente de trabalho.
Você pode começar participando de eventos, trocando cartões, ou mesmo conversando com outros profissionais. Hoje em dia, as redes sociais também são de grande ajuda para divulgar o seu perfil profissional e seu portfólio. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social voltada exclusivamente para as relações de trabalho, e é uma ótima forma de criar e manter um networking.
Atue com aquilo que você gosta
Perceba que quase todos os casos de pessoas que decidiram começar como Prestadores de Serviços trabalhavam em uma empresa, mas decidiram sair dos seus empregos por insatisfação. Se esse for a sua situação, encare isso como uma oportunidade de focar nas atividades que você gosta realmente e tem prazer em realizar.
Você pode optar por trabalhar com alguma coisa que você já tenha formação e habilidades profissionais, mas também pode optar por algo que já tenha afinidade. Como Prestador de Serviços, você tem muitas oportunidades para explorar.
O mais importante é que você não precisa necessariamente ter uma formação em economia e finanças para escrever sobre isso, por exemplo. Basta que você pesquise o máximo de informações possíveis, estude, se atualize, tenha interesse e desenvoltura para tratar desse tópico com sensatez.
Orgnize e deixe tudo na mais perfeita ordem
A melhor opção disponível para os profissionais que desejam começar como Prestador de Serviços é o MEI (Microempreendedor Individual). Aqueles que se formalizam como MEI têm direito à alguns benefícios como a obtenção de CNPJ, aposentadoria, emissão de notas, empréstimos e muito mais. Para isso, a pessoa deve faturar no máximo R$ 81.000 ao ano e não participar da sociedade ou ser titular de qualquer outra empresa. Um MEI pode ter apenas um funcionário, com salário mínimo ou piso da categoria.
Acredite, atuar como Prestador de Serviços poderá ajudá-lo a gerar renda efetiva, conforme o tempo for passando você terá muitos clientes e poderá expandir sua atuação, quem sabe essa Prestação de Serviços não acabe se transformando em um modelo de negócios altamente lucrativo e você consiga estabelecer uma atuação diferenciada tornando-se até uma empresa de sucesso no mercado, pense sempre positivo, procure resolver rapidamente os problemas que surgirem e lembre-se que seu maior aliado são seus clientes, mantenha-se sempre em alta conta!