A responsabilidade dos funcionários vem em todas as formas e tamanhos. Você demonstra responsabilidade na maneira como fala com os outros, como se prepara para reuniões e seu estilo de liderança. E a principal diferença entre prestação de contas e responsabilidade é que a prestação de contas se concentra no resultado de uma tarefa – não em quem a conclui.
Pense em como você pode modelar a responsabilidade em seu local de trabalho com estes 12 exemplos:
1. Seja proativo em vez de reativo
É fácil seguir a mesma rotina confortável – mas isso não o ajudará a se tornar um membro de equipe mais valioso. Ser proativo significa que você está avaliando consistentemente sua eficácia e os pontos fortes do seu local de trabalho. Você está procurando maneiras de melhorar e crescer antes que os problemas ocorram.
2. Encontre soluções
Você inevitavelmente encontrará um grande desafio em algum momento do seu trabalho. Em vez de admitir a derrota, por que não tomar medidas para resolvê-la ? Tome a iniciativa de fazer um brainstorming de possíveis soluções e leve-as ao seu supervisor junto com o problema. Não há problema em ficar frustrado com circunstâncias difíceis, mas não as deixe vencer. Pense criativamente e use todos os recursos à sua disposição.
3. Apareça
Chegue ao escritório pronto para trabalhar. Os membros da equipe que abandonam o barco quando as coisas estão difíceis ou não contribuem muito não são tão valiosos. Compareça às reuniões da equipe no horário – talvez até antes do previsto. Esteja pronto para flexionar suas habilidades e oferecer uma mão quando um colega de trabalho precisar de ajuda.
4. Aceite as críticas
A crítica construtiva é uma ferramenta incrível. Para ser um funcionário responsável, você deve estar aberto a dar e receber feedback, mesmo que nem sempre seja positivo. Saiba que é necessário melhorar. Não evite check-ins ou avaliações da equipe, porque eles permitem que você aprenda e cresça. Tente não levar as coisas para o lado pessoal e saiba que os membros de sua equipe apenas visam ajudar.
5. Fale
Há um tempo para ouvir e um tempo para falar. Talvez você esteja em uma reunião com sua equipe e um gerente suponha que uma ideia que não gostou era de outra pessoa quando era sua. Em vez de deixar que os outros assumam a culpa por você, fale e assuma a responsabilidade. Ações como essa ajudam a construir confiança dentro de sua equipe.
6. Comunique-se de forma eficaz
Todo local de trabalho valoriza fortes habilidades de comunicação . Articule suas ideias e instruções de forma concisa para que outros possam aprender com você. Não tenha medo de expressar suas preocupações se estiver perdido ou confuso sobre alguma coisa.
7. Defina expectativas claras
Isso vale para a criação de itens acionáveis para outros funcionários e para você mesmo. Organize sua agenda e saiba quando você estará trabalhando em tarefas específicas durante o dia. Delegue o trabalho cedo e esteja presente para apoiar seus colegas de trabalho se eles precisarem de orientação.
8. Lide com desacordos com maturidade
Às vezes, você não concorda com os membros de sua equipe. Mas, aconteça o que acontecer, mantenha a calma enquanto descompacta seus sentimentos e reflete sobre suas ações. Nunca grite ou insulte seu colega de trabalho. Em um desacordo maduro, descubra como você pode fazer melhor para evitar um problema semelhante no futuro.
9. Esteja atento às regras e regulamentos
Entenda as regras e regulamentos do seu local de trabalho. Como você solicita um dia de folga? A quem são entregues os seus projetos? Um funcionário responsável sabe como operar dentro das expectativas da empresa – isso mostra que você valoriza e respeita a gestão. Se você não se importa com as regras, isso indica que você não se importa com o ambiente de trabalho como um todo.
10. Tenha vontade de aprender
A responsabilidade pessoal requer muita prática. Ouça os conselhos de seus colegas e não fuja da chance de expandir seu conhecimento e aprender coisas novas . Sua responsabilidade está sempre evoluindo e melhorando.
11. Preste atenção aos detalhes
Se você quer ser responsável, você precisa desenvolver um olho afiado para os detalhes. Olhe sobre o seu trabalho com um pente de dentes finos. Esforce-se para detectar erros antes que eles causem problemas. Verifique as métricas, estatísticas e outros dados com a maior frequência possível.
12. Seja sincero
Uma coisa é pedir desculpas ou admitir quando você cometeu um erro, mas você realmente quer dizer isso? A responsabilidade anda de mãos dadas com a honestidade, portanto, seja sincero com suas desculpas, comentários e elogios. É sua chance de ser vulnerável com seus sentimentos, construir confiança e mostrar que se importa com as experiências de seu colega de trabalho.