O franchising é uma das formas de menor custo e menor risco de escalar um negócio de forma sustentável. A decisão de franquear é um passo de crescimento empolgante para um negócio, o que pode levar algumas empresas a aproveitar a chance de franquear sem pensar muito nos desafios que podem surgir quando o fizerem, colocando novos franqueadores com o pé errado. Aqui estão cinco erros comuns a serem evitados ao franquear seu negócio.
Atraindo os franqueados errados
O sucesso de uma franquia depende inteiramente da qualidade de seus franqueados. Mesmo apenas um franqueado ruim pode ser prejudicial à reputação de uma franquia e pode ter um impacto negativo na retenção do franqueado. Os franqueados devem ser cuidadosamente escolhidos a dedo com mais em mente do que a lucratividade de curto prazo. Os franqueadores devem pensar em como os franqueados servirão a franquia a longo prazo.
A melhor maneira de garantir que você adquira os franqueados certos é estabelecer um processo de avaliação abrangente antes de decidir trabalhar com qualquer pessoa.
Contratando a equipe errada
Contratar os funcionários errados pode ser prejudicial para qualquer negócio. Mas para uma franquia, a magnitude pode ser muito maior. Uma equipe de franchising ruim pode prejudicar a capacidade de cada franqueado de conduzir as atividades de negócios de forma eficaz. É por isso que é fundamental que os franqueadores priorizem a contratação de talentos que ajudem os franqueados a prosperar. Especificamente, a contratação de uma ótima equipe de gerenciamento de campo deve ser uma prioridade para os franqueadores iniciantes. A equipe de gerenciamento de campo é responsável por apoiar os franqueados e fornecer a orientação necessária para ajudar seus negócios a prosperar. Sem essa equipe vital, uma franquia pode facilmente desmoronar.
Não investir nos sistemas certos
É tão importante que os franqueadores tenham o sistema de franquias certo desde o início. Muitas vezes, os franqueadores adquirem vários sistemas ao longo dos estágios iniciais do franchising para encontrar o caminho certo. Ao fazer isso, eles dispersam seus dados de franquia e muitos deles podem se perder no processo. O melhor tipo de sistema para franqueadores é um sistema de ponta a ponta que pode amalgamar dados de todas as áreas do negócio. Ele deve abranger tudo, desde finanças e relatórios até vendas e conformidade. Ter todas as informações de franquia em um só lugar pode ajudar na eficiência operacional, permitir total transparência sobre os franqueados e agilizar o processo de vendas.
Falta o conhecimento certo
Embora alguém possa ser um especialista em seu campo, expandir um negócio por meio de franquias requer uma maneira totalmente nova de pensar. Os franqueadores devem supervisionar e garantir o bom funcionamento de vários negócios que, embora estejam sob a mesma bandeira, podem de fato ser executados de forma completamente diferente entre si.
Antes de expandir seus negócios por meio do franchising, é fundamental pesquisar extensivamente e obter o máximo de conhecimento possível sobre franchising e como franquear de forma sustentável e bem-sucedida. A realização de treinamento com os especialistas é um ótimo lugar para começar.
Subestimar a quantidade de capital necessária
O franchising geralmente requer menos capital do que outras formas de expansão de negócios, razão pela qual muitos novos franqueadores subestimam a quantidade de dinheiro necessária no início. Custos iniciais, incluindo equipamentos, infraestrutura e recrutamento, e custos contínuos, como operações, equipe, sistemas e conformidade, podem significar que os franqueadores podem ter prejuízo nos primeiros meses ou mesmo anos. Em muitos casos, os empresários precisarão de várias franquias em operação para começar a ter algum lucro. Muitos não estão preparados para este investimento.
Para superar esse desafio, os novos franqueadores precisam ter capital suficiente para contabilizar despesas inesperadas e garantir que a franquia possa se sustentar.