Entendendo sobre precificação de produtos e serviços
Precificação, ou do inglês pricing, é o ato de colocar preços. Uma das principais dúvidas de quem acaba de começar a empreender é como definir o preço de um produto. Por isso, neste artigo, vamos explicar os principais pontos sobre o assunto.
O preço de um produto é formado por diferentes aspectos que devem ser levados em consideração para que a definição seja feita com eficiência. Quando todos os pontos estão em equilíbrio, a empresa consegue prosperar. Por isso, vamos falar sobre cada um deles abaixo.
Competitividade no mercado
Um preço muito alto pode afastar o cliente. Contudo, um preço muito baixo também. É necessário moderação no momento de estabelecer o valor de um produto e isso deve ser feito por meio de uma análise de mercado.
Um valor adequado é aquele que é atrativo para os clientes e é competitivo com os concorrentes. Por exemplo, vamos imaginar que você é uma empresa pouco conhecida no mercado e tem um produto desenvolvido com matéria-prima mais barata, faria algum sentido colocar o preço do seu produto igual ao do concorrente que já é amplamente conhecido e que tem produtos desenvolvidos com matéria-prima de alto nível?
Bom, provavelmente seu produto ficaria na prateleira, pois os clientes não conhecem sua marca. É certo que eles pensariam que comprar da marca conhecida seria mais garantido. Afinal, eles já conhecem a qualidade do produto. O exemplo demonstra a importância de manter um preço competitivo, com os concorrentes, e atrativo para os clientes.
Custo de produção
Outro aspecto essencial que deve ser levado em consideração é o custo de produção. Por meio dele, o empreendedor conseguirá calcular de forma adequada quanto deve cobrar pelo seu produto.
Mas se você não sabe exatamente do que se trata o conceito de custo, sem problemas. Custo, basicamente, trata do quanto uma empresa gasta para produzir um produto. Para saber o custo de um produto, é simples. Basta somar todos os itens que são utilizados na produção do mesmo.
Percentual de rentabilidade
Quanto a empresa está ganhando na venda de um produto, é a sua rentabilidade. Se a rentabilidade está muito baixa, algo está errado. O empreendedor deve observar qual a sua taxa de ganho em relação às vendas do produto para definir um valor adequado.
O empreendedor deve levar em consideração: custo de produção e lucro, sendo que o último está limitado pelo valor que o consumidor está disposto a pagar.
Vamos a um exemplo: João tem uma empresa de suco natural de caixa. Ele tem um custo de R$10 para produzir cada caixa de suco e tem um lucro de 20%, ou seja, de R$2,00. Desta forma, o produto é vendido por R$12,00.
Durante uma pesquisa de mercado, João identificou que o consumidor compraria mais o suco em caixa se ele fosse vendido por R$11,00. Neste caso, é interessante que João reduza um pouco sua margem de lucro para vender mais.
Agora vamos entender um pouco mais sobre custo de produção e lucro.
Custo de produção
O custo de produção deve ser calculado a partir dos custos operacionais e despesas fixas e variáveis.
- Despesas variáveis: insumos; armazenamento; manutenção; frete; comissão de venda; impostos e outros.
- Despesas fixas: aluguel, energia, salários, taxas, combustível, etc.
Lucro
O lucro representa o quanto a empresa ganhará na venda de cada produto. O valor pode ser utilizado tanto para investimento quanto para uso pessoal do próprio empreendedor.
Não há como definir o valor ideal de lucro. Tudo depende do produto, da empresa e do mercado. No entanto, especialistas recomendam que, no caso da venda de produtos, a margem de lucro seja de, ao menos, 2%.
A importância de precificar produtos e serviços
“A precificação adequada do seu produto ou serviço pode levar a um aumento acentuado em sua base de clientes, em sua participação no mercado e seu lucro total. Por isso, o preço cobrado pelo seu produto ou serviço é uma das decisões comerciais mais importantes que você toma.
Definir um preço muito alto ou muito baixo limita, na melhor das hipóteses, o crescimento do seu negócio. Na pior das hipóteses, isso pode causar sérios problemas para suas vendas e fluxo de caixa”, pondera Gerson Tavares, consultor em administração de empresas e empreendedorismo, no e-book da Future Print.
Por conta das razões acima, é preciso estudar sobre a precificação e aplicar suas melhores práticas. Se isso é feito com seriedade e consistência, o empreendimento pode contar com uma série de vantagens. Listamos as principais abaixo!
Possibilita uma melhor margem para negociação com consumidores
É comum que os clientes queiram negociar preço do produto ou serviço. No entanto, se o preço não for muito bem construído e as suas margens estiverem abaixo do esperado, até pequenos descontos podem gerar prejuízo. Assim, a formação de preço resulta em mais margem e segurança para negociar.
Facilita a criação de promoções ou condições especiais de venda
Para atrair novos clientes, é preciso criar promoções ou novas ofertas, como um parcelamento mais longo. Assim como o motivo acima, não conhecer bastante a composição do preço acaba acarretando na dificuldade de avaliar se a estratégia é realmente viável ou se pode acentuar os prejuízos. Por outro lado, ao conhecer seus preços, é possível criar promoções mais certeiras e atraentes, capazes de agregar valor ao negócio.
Potencializa o lucro líquido do empreendimento
Uma métrica financeira crucial é o lucro líquido. Quanto mais alto ele for, melhor. Um preço bem definido pode resultar em mais lucro ao negócio, afinal, antecipa todos os custos e as despesas, bem como a margem líquida desejada. Assim, o empreendimento se torna mais saudável.
dicas para precificar um produto ou serviço
Existem várias formas de precificar os produtos e serviços da sua empresa e, para isso, vários fatores devem ser levados em conta, mas aqui, temos quatro dicas especiais para que você possa dar os primeiros passos:
Saiba como precificar os produtos e serviços da sua empresa:
Baseada em custo
Precificar os produtos e serviços baseado em custos consiste em fixar um percentual de lucro diante dos custos que você teve para comprar o produto ou disponibilizar um serviço. Para isso, é preciso fazer algumas contas. Exemplo: se você deseja ter 20% de margem em determinado produto, você pega o custo inicial e adiciona mais 20% ao valor total, sendo este, o seu valor final. Lembrando sempre que este cálculo nem sempre é exato e que você precisa levar em consideração outros fatores, como a concorrência, por exemplo.
Baseada na concorrência
Observar a concorrência é fundamental para a definição dos preços de seus produtos/serviços. Portanto, além de realizar os cálculos para fazer a precificação baseada em custo, verifique como a concorrência tem praticado os preços para produtos semelhantes ao seu para que assim você possa despertar o interesse dos clientes pelos seus produtos e/ou serviços.
Baseada na oferta/demanda
Ao realizar uma análise de mercado, você também consegue observar a oferta e demanda dos seus produtos ou serviços, de maneira que quanto mais diferenciado ele for, mais você consegue aumentar o preço final para os consumidores. E por isso, fique sempre atento ao mercado para que essa relação seja ainda mais próxima e fiel às suas necessidades e as dos clientes.
Baseada no valor agregado
Se você tem algum produto ou serviço de alto valor agregado, como produtos e/ou serviços de luxo ou exclusividade, por exemplo, você consegue um preço ainda mais alto sobre cada uma das peças ou prestação de algum serviço. Porém, lembre-se que essa modalidade é pouco procurada e necessita de clientes fiéis para que sobreviva no mercado, especialmente durante algum período de crise, quando muitas pessoas tendem a eliminar produtos ou serviços com alto valor agregado.
Siga as nossas dicas e procure sempre mais informações para que o ato de precificar os produtos e serviços esteja adequada com as suas expectativas e também com a situação dos seus clientes, pensando sempre em uma visão macro de mercado que contempla a situação econômica do país e de prováveis consumidores que possam adquirir seus produtos ou serviços.
A pesquisa, neste caso, continua sendo uma das melhores formas de obter informações preciosas para que você consiga precificar os produtos e serviços da sua empresa sempre da maneira adequada e próxima às praticadas pelas empresas do seu segmento. Converse também com outros empresários do ramo e faça reuniões com a sua equipe a fim de entender as expectativas dos clientes na ponta.
Como precificar produtos e serviços?
Determinar o preço de produtos e serviços é um assunto aparentemente simples. Afinal é só colocar um valor acima do custo do produto. Mas qual valor a mais é esse? O preço que você cobra precisa ser o suficiente para você pagar as despesas e ainda lucrar, mas não tão alto a ponto de deixar de ser atrativo e competitivo dentro do mercado.
Tem algumas fórmulas que te ajudam a encontrar o valor justo para seus produtos e serviços, e uma delas é o Markup Divisor, que vamos te ensinar o passo a passo aqui nesse artigo. Acompanhe!
Primeiro Passo: Tenha em mãos o valor dos custos
Separe o custo do produto e os custos da empresa, que podem ser divididos em: despesas gerais e de administração, comissão de vendedores, tributos sobre a venda e o lucro. Se você tiver mais alguma outra despesa é aqui que ela entra.
Segundo Passo: Transforme as despesas em porcentagem
Vamos transformar essas despesas em uma porcentagem que responda a seguinte pergunta: o quanto das minhas vendas é destinado a pagar essas despesas? E como fazer isso?
Você faz a média mensal das despesas fixas que sua empresa tem multiplicada por 100 e divide o resultado pela média mensal de vendas.
Vamos ao exemplo:
Meu gasto fixo mensal é de sete mil reais e a média das minhas vendas é vinte mil reais. Então se fizemos:
7.000/2000 = 35%
Isso significa que as suas despesas representam 35% da sua receita. Ok?
Só que uma empresa também precisa do lucro. Então vamos supor que o seu lucro seja de 5%. Somando as despesas mais o lucro chegamos a 40%. Então esses 40% representam o seu Custo Total de Venda.
Então, o que muita gente faz é: pegar o valor que pagou no produto, por exemplo, dez reais, e somar quarenta por cento, que daria um preço de venda de catorze reais. Mas agora só para você entender, pegue os quatorze reais que é o valor de venda e subtraia os 40% dos seus gastos.
Qual é o resultado? É R$8,40, ou seja, vendendo a R$14,00 você não consegue pagar suas contas fixas, lucrar e pagar pelo produto que custou dez reais, porque só sobrou oito e quarenta.
Agora talvez você esteja entendendo o porquê de as contas não fecharem no final do mês e você não conseguir sair do vermelho. Mas agora vamos aprender como calcular certo.
Terceiro Passo: Descobrir o Markup Divisor
O Markup Divisor é uma fórmula utilizada para chegar ao preço mais adequado e justo para seus produtos. A fórmula deste cálculo é a seguinte:
Markup = Preço de Venda – Custo Total de Venda/100
Quarto Passo: Calcular o Preço de Venda
O quarto passo é finalmente calcular o preço de venda. A conta que vamos fazer é a seguinte: pegar o preço de custo unitário do produto e dividir pelo markup. Vamos continuar usando o exemplo de dez reais, que ficará da seguinte maneira:
Preço de Venda = 10/0,6 = R$16,66
Sabemos que o assunto é mais denso, mas é muito importante para você e para a saúde do seu empreendimento. Então, se for preciso leia novamente com mais calma e muita atenção!
Fonte: Abertura Simples
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VOCÊ PRECISA DO TÁ CONTRATADO
Caro amigo do Tá Contratado, se você que está lendo esse post, respondeu sim para alguma das perguntas acima, você está precisando ter mais visibilidade e exposição, sua, da sua empresa, dos serviços que presta e nossa plataforma pode ajudar você a melhorar seus números de vendas.
Provavelmente você já ouviu falar no Tá Contratado, mas talvez você não entenda direito como nossa plataforma funciona.
Como funcionam as plataformas?
Desde que foi criada a plataforma, pensamos num sistema mais justo e transparente para as pessoas que precisam divulgar seus serviços, não deixando ela presa a comissões, moedas, ou investimentos que ela realmente não consiga visualizar. A maioria das plataformas de serviços são fechadas, quem intermedia o primeiro contato, seja através de e-mail, sms ou WhatsApp, é o gerenciador da plataforma, que recebe um interesse de serviço e repassa para a lista de prestadores de serviços interessados. Quando o prestador de serviços interessado recebe o chamado, havendo interesse, ele tem que abrir o orçamento o vincular o pedido de comissão. Você acha isso justo?
Justo ou não essas plataformas trabalham neste formato, mas nós do Tá Contratado idealizamos uma plataforma aberta, com páginas sendo ranqueadas nos principais buscadores de internet, como Google, Bing, Yahoo, Ecosia, a disposição de todos os interessados.
Mas como funciona o Tá Contratado?
Por ser uma plataforma aberta, tendo as suas páginas indexadas nos principais buscadores, o Tá Contratado fará suas páginas de Perfil e anúncios navegarem pela internet, ficando disponível e visíveis para as pessoas que precisam buscas e contratar serviços. Neste modelo de plataforma, o retorno é mais assertivo, tendo em vista que as pessoas que vão procurar seus serviços, estão realmente procurando por eles, na sua região e nas especificações que você divulga. Aqui você é procurado diretamente pelo cliente.
Você não manda convite, não manda mensagem ou e-mail para ninguém, você, havendo interesse de uma pessoa nos seus serviços, você será procurado por ela.
Mas como serei procurado?
Seus anúncios serão feitos de forma a ter a informação precisa dos seus serviços, localização e área de atendimento e terão seus contatos exposto nas suas páginas de anúncios, como e-mail, telefone, celular e WhatsApp, disponíveis para o interessado consultar na sua página. Por isso falamos ser uma forma mais assertiva, a pessoa que entrar em contato com você, muito provavelmente precisará dos seus serviços.
É garantido que terei chamados?
Não existe garantia de que haverá chamadas no seu perfil, nenhuma plataforma pode garantir isso, mesmo aquelas que enviam a existência de um interessado, não atesta que os serviços procurados, são realmente procurados, ou apenas um orçamento de uma pessoa curiosa. O que nós do Tá Contratado podemos afirmar é que, seu anúncio será feito com as melhores técnicas de SEO e persuasão para uma melhor interação com o interessado, porém, cabe ao anunciante o envio de detalhes dos serviços que executa.
Muitos cadastros chegam até nossa área técnica com poucos dados, sem fotos e nossos técnicos não podem inovar com fotos, podemos melhorar a parte escrita, melhorando o SEO da página e a interação com o usuário, porém pouco conteúdo, acarreta pouco interesse de quem procura.
Vamos dar um exemplo: “Realizo serviços de pintura” envia uma foto baixada na internet – Fazer um anúncio com apenas 4 palavras e uma foto de internet, não conseguiremos fazer nenhum ranqueamento dele junto aos buscadores de internet, por outro lado, seu anúncio não trará conectividade com o interessado, pois quem está procurando e está disposto a comparar, e um anúncio com baixa qualidade fica difícil essa comparação inicial.
CONECTE-SE COM SEUS CLIENTES
Vamos para outro exemplo “Pintor com grande experiencia em pintura lisas, grafiatos…….” colocando mais de 300 palavras – 10 fotos reais de obras já executadas e vídeos, explicando seus serviços, nossos técnicos farão todos os ajustes necessários para SEO e para conectar da melhor forma possível seu anúncio para pessoas que estão a procura e poderão comparar de forma satisfatória suas qualidades.
FIQUE CONECTADO
Portanto é bom lembrar, uma pessoa que busca encontrar um profissional, perde tempo na procura, verificando o site, tipos de páginas, cuidados em descrever seus serviços e qualidades e quando ele se depara com um anúncio pobre, com certeza ele pensará que se você não pode dedicar um tempo para elaborar um bom anúncio, porque ele perderá o tempo dele entrando em contato com você!
Meu perfil e anúncios são cobrados?
Todos os anúncios devem ter um plano de divulgação contratado. Para que nossa plataforma de bons resultados, investimos recursos financeiros e tempo de nossos colaboradores para que você e nossos usuários tenham a melhor experiência possível, portanto, o custo é alto, mas com certeza é uma das formas de marketing mais baratas disponível no mercado.
O Tá Contratado faz anúncios ADS?
Não, todo tráfego gerado pela nossa plataforma é orgânico, mas nada impede de fazermos ADS quando acharmos necessário para alguma campanha.
Em quais Estados estamos presentes:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
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- Distrito Federal
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Quais serviços posso anunciar?
Acupuntura, Adestrador, Advocacia, Agrimensura, Agronomia, Agência de Marketing, Agência de influencer, Agência de turismo, Ajudante de Pintor, Alfaiate, Alimentação para Pets, Alpinismo Industrial, Aluguel de Artigos para Festas, Aluguel de Container, Aluguel de veículos, Analista de Dados, Analista de Redes, Analista de Sistemas, Analista de T.I., Animação de Festas, Antenista, Aplicador de Sinteco, Aplicação de Película, Aplicação de papel de parede, Armação de ferragem, Arquiteto, Artesanato, Assistente técnico administrativo, Assistência Técnica e Manutenção equipamentos para pets, Assistência Técnica em Eletrônicos, Assistência Técnica em Elevadores, Assistência Técnica em Equipamentos Médicos, Assistência Técnica em Equipamentos Odontológicos, Assistência Técnica para Aparelhos de Ginástica, Assistência Técnica para Ar Condicionado, Assistência Técnica para Cortador de Grama, Assistência Técnica para Eletrodomésticos, Assistência Técnica para Fogão e Cooktop, Assistência Técnica para Geladeira e Freezer, Assistência Técnica para Gerador, Assistência Técnica para Gás, Assistência Técnica para Lava-Louças, Assistência Técnica para Lava-Roupas, Assistência Técnica para Micro-ondas, Assistência Técnica para Smartwatch, Assistência Técnica para máquina de costura, Aula de direção, Aulas de Idiomas, Aulas de Inglês, Aulas de Música, Automação Residencial, Automação de Processos, Auxiliar de carga e descarga, Auxiliar de cozinha, Auxiliar de saúde bucal, Auxiliar de veterinário, Azulejista, Açougueiro, Babá, Banho e Tosa de Pets, Barbearia, Barista, Bartender, Bombeiro, Bordadeira, Borracheiro, Carimbos, Carpintaria, Chaveiro, Chef de cozinha, Churrasqueiro, Cientista da Computação, Cientista da Informação, Comunicação visual, Confecção de cortinas, Confeitaria, Construção civil, Consultoria Ambiental, Consultoria Financeira, Consultoria Jurídica, Consultoria Pessoal, Consultoria de Mídia e Conteúdo, Consultoria de Negócios, Consultoria de Saúde, Consultoria de 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O que mais pode ser anunciado no Tá Contrato?
Como a atividade relacionada a serviços é imensa, não conseguiremos dar exemplos de todos os serviços, por isso, listamos apenas alguns serviços de pessoas físicas e de pessoas jurídicas, empresas, mas temos certeza de que nossa plataforma, está preparada para divulgar todos os tipos de serviços.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e vamos trabalhar juntos, você prestando os melhores serviços e nós do Tá Contratado divulgando você e sua empresa para as pessoas que precisam contratar serviços. Venha conhecer!
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