O rápido crescimento do marketing digital deu origem à questão de saber se o marketing impresso ainda é valioso. Para pequenas empresas com orçamentos de marketing e publicidade restritos, a expectativa de usar vários canais de marketing pode dificultar a decisão de qual atenderá melhor às necessidades do seu negócio.
Para entender qual canal pode ser melhor para sua base de clientes, aqui estão alguns dos benefícios do marketing impresso e digital.
Benefícios do Marketing Digital
Amplo Alcance
Depois de definir com sucesso seu mercado-alvo, o marketing digital é uma ferramenta muito útil para garantir que você os alcance. Os sites são uma maneira fácil para os clientes acessarem sua marca e descobrirem mais informações sobre seus produtos. Os clientes de qualquer geografia podem acessar sua marca sem várias vitrines.
Da mesma forma, o remarketing é uma técnica em que os anúncios seguem os usuários pela Internet com base nas preferências de pesquisa anteriores. Por exemplo, se um cliente quiser comprar um sofá e pesquisar em sites de móveis, ele poderá ver mais anúncios de sofás e lojas de móveis. Essa é uma forma fácil de sua marca ter exposição em grandes distâncias físicas e permite que você alcance seu cliente quando ele estiver interessado em seu produto, aumentando a chance de vendas.
Interatividade
O marketing digital permite a comunicação bidirecional entre clientes e marcas. Os clientes podem comentar em páginas de mídia social e fazer perguntas por meio de chatbots em seu site. Enquanto os canais de mídia social, como o Facebook, permitem aos usuários ‘compartilhar’ informações que acham interessantes ou podem ‘retweetar’ para sua rede no Twitter. Assim, seus clientes estão interagindo com sua campanha de marketing e divulgando-a organicamente.
O marketing digital também é adaptável, portanto, se você receber feedback do cliente que permitiria aprimorar sua campanha, o digital permite que isso seja alcançado de maneira rápida e fácil.
Benefícios do marketing de impressão
Prende a atenção do cliente e elimina a desordem
Dada a grande quantidade de informação digital agora disponível, as mensagens impressas tornaram-se uma novidade. A impressão chama a atenção do seu cliente e elimina a desordem digital. É mais provável que os clientes prestem atenção às mensagens impressas, pois elas se movem mais lentamente do que as mensagens digitais. Além disso, ao visualizar um anúncio on-line, você pode se distrair facilmente, pois aparece outra coisa de interesse que atrai o interesse de um cliente.
Com as informações na ponta dos dedos, os consumidores são muito mais propensos a agir de acordo com as ideias quando têm a capacidade (ou seja, usar um smartphone para procurar informações e se afastar de um anúncio), enquanto a impressão força o cliente a ler a mensagem antes de agir e seguindo em frente.
A impressão cria tangibilidade para sua campanha de marketing
Um anúncio online só pode ser visto. Mas um folheto impresso, cartão postal ou cartão de visita pode ser tocado e a qualidade da peça impressa é um grande reflexo da qualidade do negócio.
A tangibilidade através da impressão permite que seu cliente se conecte fisicamente com sua marca. A pesquisa descobriu que 92% das mensagens de mala direta impressas são abertas. Quando um cliente em potencial leva seus materiais impressos para casa, ele os lê em um ambiente descontraído, absorvendo melhor sua mensagem. Ter uma campanha de marketing tangível significa que sua mensagem não é apenas uma das muitas mensagens que os clientes recebem todos os dias e que é facilmente ignorada.
Enquanto alguns argumentam que a impressão está morrendo ou morta devido à redução da circulação impressa, a verdade é que, em muitos casos, o público leitor das publicações agora consiste nos leitores mais engajados, o que é uma característica desejável. Da mesma forma, o digital tem um imediatismo que permite que sua campanha de marketing se adapte às mudanças no ambiente da indústria.