Pense na sua experiência de trabalho menos favorita.
Talvez tenha sido seu primeiro emprego em um restaurante de fast-food. Quando a correria do almoço estava a todo vapor, seu chefe cedeu sob pressão. Em vez de buscar soluções, seu gerente o culpou pelo backup dos pedidos de comida.
Claro, não foi sua culpa. Você estava tentando o seu melhor com as ferramentas que tinha, e um bom líder deveria ter reconhecido isso.
Ser um bom gestor é difícil. Seja em um restaurante ou em uma sala de reuniões, os líderes devem dar aos funcionários algo a que aspirar – não apenas puni-los quando as coisas dão errado.
Mas o que é preciso para ser um bom gestor? Não se preocupe – nós vamos lhe dizer.
8 características de um grande gerente
Os melhores gerentes definem metas claras, aumentam o engajamento dos funcionários e valorizam o bem-estar de seus subordinados diretos. Não importa o seu estilo de gestão , aqui estão algumas dicas para ser um bom gestor:
1. Alinhe sua equipe com as metas organizacionais
Mantenha sua equipe informada sobre os objetivos da sua organização. As empresas se adaptam constantemente para acomodar os regulamentos ou vencer os concorrentes no mercado. Felizmente, sua equipe é certamente brilhante, rápida e adaptável.
Mostre aos membros de sua equipe como o trabalho deles se encaixa no quadro geral. Fazer isso terá um grande impacto. Afinal, as pessoas estão no seu melhor quando reconhecem sua importância para a missão.
2. Demonstre empatia
Lembre-se de que as pessoas que você gerencia têm pensamentos, sentimentos e emoções que importam. Esteja atento à carga de trabalho deles, verifique com eles regularmente e reconheça que eles também têm vidas pessoais.
A inteligência emocional ajuda muito na construção de confiança com sua equipe.
Quando você trata bem as pessoas, é mais provável que elas intensifiquem quando você precisar delas. Sua equipe irá mantê-lo informado sobre os detalhes de seu trabalho e estará mais disposto a colaborar . A magia acontece quando as pessoas se sentem seguras e trabalham juntas.
3. Torne-se um mestre delegado
Se você quer saber como se tornar um gerente de projetos, precisa saber delegar tarefas , não concluí-las sozinho. Para cumprir os prazos, você precisará que todos entendam seu papel e suas expectativas. E, acima de tudo, confie neles para seguir adiante. Então você pode comemorar quando eles arrasarem no parque.
4. Defina metas SMART para seus funcionários
Os funcionários devem saber o propósito de sua função. Tarefas simples baseadas em projetos podem parecer sem sentido sem algo maior para trabalhar. Bons gerentes sabem o que precisam dos indivíduos e o comunicam de forma eficaz. Defina metas SMART para cada membro da equipe. SMART significa:
- Específico
- Mensurável
- Um realizável
- Realista
- Oportuno
Esse tipo de definição de metas ajudará a manter as coisas claras e focadas para seus funcionários.
5. Comunique-se, comunique-se, comunique-se
Como qualquer relacionamento, liderar uma equipe requer uma boa comunicação constante . Você precisará manter as reuniões em dia, resolver conflitos no início e se adaptar aos estilos de trabalho das pessoas. Use a escuta ativa para ouvir o que as pessoas precisam de você e comunicar o que você precisa delas.
Você pode melhorar suas habilidades de comunicação com a ajuda de um treinador profissional. Utilize ferramentas e conselhos para ajudar a melhorar suas habilidades de liderança.
6. Jogue com as habilidades do seu time
Os melhores líderes conhecem os pontos fortes e fracos de cada membro da equipe. Faça avaliações de desempenho regulares. Mostre às pessoas que você gerencia o que elas fazem bem e onde elas podem melhorar. Planeje novas habilidades juntos. E, acima de tudo, capacite sua equipe acreditando neles.
7. Prepare as pessoas para o sucesso
Pergunte aos membros de sua equipe o que eles precisam e, se os recursos permitirem, forneça. Isso pode significar investir em programas de treinamento ou assinar aquele software de gerenciamento de projetos perfeito.
Ou pode ser tão simples e prático quanto trocar para cadeiras mais confortáveis ou investir em uma ótima máquina de café para o escritório. Às vezes não é preciso muito para construir um ótimo ambiente de trabalho.
8. Inspire
Grandes líderes são inspiradores quando os tempos estão difíceis e comemoram as vitórias da equipe primeiro.
Tenha como objetivo ajudar os membros de sua equipe a se tornarem as melhores versões de si mesmos. Isso não apenas aumentará o moral dos funcionários , mas também incentivará a resiliência e a criatividade.
Evite os seguintes hábitos
Embora existam muitas coisas que você pode fazer para ser ótimo, os gerentes também devem ter cuidado com certos hábitos. Aqui estão quatro para evitar ser um gerente e líder eficaz:
1. Microgerenciamento
A menos que você esteja oferecendo um feedback construtivo, evite dizer a alguém como fazer seu trabalho. Você os contratou por um motivo, então deixe-os trabalhar.
Passar o mouse sobre o ombro de alguém só leva ao estresse, ansiedade e talvez até erros – exatamente o que você está tentando evitar.
2. Super fornecimento de soluções
Como gerente, as pessoas geralmente contam com você para resolver problemas. Mas, a menos que alguém peça ajuda explicitamente, é melhor sentar.
Confie que seus funcionários são talentosos o suficiente para resolver as coisas por conta própria. Isso os tornará melhores trabalhadores a longo prazo e mostrará a eles que você tem fé em suas habilidades.
3. Jogando favoritos
Muitas vezes, o trabalho do líder é difundir as tensões no escritório. Se você mostrar favoritismo flagrante, fará o oposto.
Essa prática semeia desconfiança entre sua equipe. Também diz às pessoas que o trabalho duro não importa – você só precisa de um “entrada” com o chefe.
4. Liderando com seu ego
Nós entendemos. Conseguir essa posição gerencial é um grande negócio. Você trabalhou duro para chegar lá.
Mas não deixe isso subir à sua cabeça. Os funcionários podem dizer se você está tentando parecer melhor. Mantenha-se humilde, seja autêntico e faça um bom trabalho. Sua liderança falará por si mesma.