Dicas de marketing para divulgar sua empresa
Você pode ter a melhor ideia, constituir a sua empresa e desenvolver o produto ou serviço que vai resolver todo e qualquer problema do público que pretende atingir, mas é o que dizem: a propaganda é a alma do negócio! Bem, talvez o correto fosse dizer que a publicidade, o ato de tornar público, é indispensável para qualquer negócio. Afinal, não adianta nada disso se as pessoas não tomarem conhecimento para comprar.
Porém, o que ocorre na maioria das empresas que estão em fase inicial é ter um orçamento restrito, o que exige muita criatividade e organização para conseguir o objetivo de trabalhar estratégias e ações de marketing para divulgar o negócio sem gastar muito. Conheça algumas dicas de marketing para que você consiga driblar estas dificuldades iniciais e conseguir novos clientes para a sua empresa. Continue lendo!
Dicas de marketing sem gastar muito:
1 – Estruture parcerias
Parcerias são excelentes formas de ganhar força de mercado com um investimento reduzido. Para isso, você pode entrar em contato com associações de classes que o interessa como cliente, outras empresas que tem o foco no mesmo público que você mesmo que tenham serviços ou produtos distintos, dentre outras instituições que têm objetivo similar ao seu.
Vocês podem fazer diversas ações de marketing em conjunto e ratearem os custos dividindo os resultados obtidos, que neste caso seriam os contatos de potenciais clientes, por exemplo. Além disso, cabe a você analisar também o tipo de parceria que tem mais a ver com o seu negócio e, assim, procurar pelos parceiros certos para transformá-la em sucesso de divulgação.
Uma dica útil de parceira é fazer troca de links dentro do site entre sua empresa e empresa parceira, é fácil de fazer essa troca de links e trará benefícios para ambos os negócios.
2 – Invista em marketing digital
O marketing digital é uma excelente forma de propagar a marca com custos mais acessíveis. Isso porque muitas das ferramentas disponíveis permitem a modalidade de pagamento pela divulgação apenas sobre aquelas que recebem cliques, ou seja, que realmente foram efetivas. Dessa forma você consegue propagar a sua marca, produto ou serviço, mas investir apenas no que traz o retorno certo: visibilidade!
Uma outra vantagem de investir no marketing online é que você conseguirá segmentar bem os anúncios que faz, podendo ser feitos por região, gênero, faixa etária ou o que for relevante para o seu negócio. Com isso você tem uma maior possibilidade de gerar as suas primeiras vendas direcionando a sua marca para quem realmente interessa!
Pense nas Redes Sociais, todas elas são importantes, inicie e veja qual tem mais abertura para o seu nicho de mercado, aproveite bem o Instagram, Tik Tok, use o Google Meu Negócio e lembre-se de sistematizar postagens no Facebook.
3 – Ande com seu cartão de visitas no bolso e tenha também a versão digital
Uma das melhores dicas de marketing e que não tem custo elevado é o tradicional cartão de apresentação. Tenha um bom cartão de visitas para que todo mundo possa guardá-lo, mas encontre locais para distribui-lo – e, acredite, isso pode ser até mesmo na mesa de um bar! Todo local é propício para networking, basta encontrar as pessoas certas. Por isso, nesse início de empresa, procure por feiras, congressos e outros eventos que propiciem com facilidade encontrar possíveis interessados na sua empresa, produtos e serviços.
Mesmo que você não possa pagar para participar nele como divulgador, interaja com os profissionais que por ali estão e distribua o seu cartão de visitas. Pode ser que aquela pessoa não precise do que você oferta no momento, mas você garantirá a lembrança de sua marca e propiciará a indicação para outros consumidores.
Tendo a versão digital é fácil enviar para as pessoas que estiverem interessadas em seus serviços, imagine estar em uma reunião e encontrar alguém que precisa dos seus serviços? É só enviar no mesmo momento, peça o contato da pessoa que pode ser o WhatsApp e enviar o cartão de visita digital na hora.
4 – Divulgue em portais de nicho
Criar anúncios da sua empresa ou Prestação de Serviços em plataformas de nicho ajuda a encontrar os clientes certos para o seu negócio, imagine e organize-se para que sua empresa ou negócio tenha anúncios inteligentes que possam trazer o público certo e evitar gatos excessivos com propaganda na internet. A plataforma Tá Contratado é específica para que as pessoas possam encontrar os Prestadores de Serviços certos, possui sistema de Avaliação que ajuda o usuário na hora de escolher os melhores profissionais, o usuário e também o anunciante não pagam comissão sobre as contratações facilitando a contratação entre as partes.