Para desenvolver plenamente sua inteligência emocional, você passará por nove fases. Cada um se baseia no anterior, tomando a forma de uma pirâmide. Quando você atingir o pico, terá desenvolvido habilidades emocionais saudáveis que lhe permitirão se conectar mais profundamente consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.
Aqui está um detalhamento de cada fase:
1. Estímulos emocionais
A base da pirâmide é composta de suas reações ao mundo ao seu redor. Quando um evento ocorre, você o processa por meio de seus sentidos físicos – como visão, olfato ou tato. Seu cérebro então interpreta o evento por meio de seus mecanismos emocionais, incitando respostas comportamentais.
Por exemplo, se alguém o interrompe no trânsito, seu cérebro pode reagir com raiva e sua resposta comportamental é buzinar.
2. Reconhecimento de emoções
Esta é a segunda camada da pirâmide. Refere-se à sua capacidade de reconhecer os sentimentos dos outros através da comunicação não verbal . Os seres humanos têm uma capacidade inata de ler as emoções dos outros por meio de sinais como expressões faciais, tom de voz e linguagem corporal – estejamos conscientes disso ou não.
Se você já perguntou a alguém como ele está e ouviu “estou bem” como resposta, suas dicas não verbais podem ter comunicado algo diferente para você. Se a voz deles soasse tensa, você poderia pensar que eles estavam com raiva. Ou, se eles estão fungando e seus olhos estão lacrimejando, você pode deduzir que eles estão chorando e não estão bem.
3. Autoconsciência
A terceira camada envolve conhecer a si mesmo. Isso significa perceber claramente seus pontos fortes, fracos, pensamentos, crenças, valores , motivos e sentimentos. Se você não sabe essas coisas sobre si mesmo, é difícil entender e interagir com os outros, tornando quase impossível responder adequadamente aos sentimentos dos outros.
Se você tem um colega estressado , não saberá como apoiá-lo a menos que conheça seus tipos de estressores e como lidar com eles.
4. Autogestão
Depois de dominar a autoconsciência, você pode intervir e mudar qualquer um de seus maus comportamentos. Identificar o que você está sentindo, o que o causou e como você costuma responder ajuda a reconhecer comportamentos negativos e trabalhar para reagir de maneira diferente.
Da próxima vez que um funcionário cometer um erro, você pode mudar sua abordagem. Em vez de repreendê-los imediatamente como de costume, você pode tirar um momento para descomprimir antes de oferecer um feedback construtivo.
5. Consciência social
Agora que você pode gerenciar suas emoções, volte sua atenção para o mundo ao seu redor. Agora você está mais bem equipado para reconhecer e responder aos sentimentos, necessidades e preocupações dos outros. Você pode se colocar no lugar deles e entender o ponto de vista deles.
Talvez você seja uma mãe trabalhadora que também seja gerente . Você já teve um chefe que não entendia os desafios de equilibrar trabalho e vida familiar. Idealmente, isso ajudaria você a entender o que os pais que trabalham em sua equipe precisam.
6. Habilidades sociais
Nesse nível da pirâmide, você deve ser capaz de identificar as emoções de outras pessoas, entender seus pontos de vista e agir de acordo com essas informações.
Suas habilidades sociais e de adaptação às necessidades de outras pessoas permitem que você seja um grande colaborador, acomodando diferentes estilos de comunicação, difundindo tensões e resolvendo conflitos.
Se você é um líder de equipe, sua empatia inspirará seus funcionários a fazer o melhor. Você sabe o que motiva cada um deles e pode apoiá-los de acordo.
7. Universalidade das emoções e autorrealização
Neste ponto da pirâmide, você entende que todos, inclusive você, são um ser emocional que requer cuidado e compaixão. Você também vê que todos são capazes de atingir todo o seu potencial e merecem apoio.
Você pode experimentar isso com um estagiário. Recém-saídos da escola, eles definitivamente não têm a experiência necessária para começar — mas você reconhece que, se tiver uma chance, eles podem fazer a diferença em sua equipe.
8. Transcendência
Quando você alcança a transcendência, você pode ajudar os outros a se auto realizarem, encontrarem realização e realizarem seu potencial. Você reconhece suas lutas para chegar a esse ponto, então quer ajudar os outros a progredir em suas próprias pirâmides.
Neste ponto, você está pronto para ser um líder. Você entende as emoções, pontos fortes, fracos e principais motivadores de sua equipe. Por causa disso, você está equipado para apoiá-los, inspirá-los e elevá-los a novas alturas.
9. Unidade emocional
No pico da pirâmide, você tem uma nova apreciação por sua interconexão com as pessoas. Você entende sua própria dependência emocional dos outros e a dependência deles de você.
Isso faz de você uma pessoa mais atenciosa e compassiva. Reconhecer as emoções de outras pessoas é mais fácil para você porque você se sente conectado a elas. Eles estão lutando pela vida, assim como você.
Aprenda a dominar cada fase da pirâmide. Existem treinadores que irão ajudá-lo a reconhecer padrões e comportamentos que você não conhecia anteriormente. Então você pode dar seus primeiros passos em direção a níveis mais altos de inteligência emocional.
Como medir as habilidades de inteligência emocional
A inteligência emocional é medida através de um quociente emocional (QE). Seu EQ é um reflexo de sua proficiência em:
- Gerenciando emoções e respostas emocionais
- Estar ciente do seu estado emocional
- Habilidades interpessoais
- Auto-controle
- Inteligência social
- Gestão de relacionamento
Classificar seus comportamentos em uma escala por meio de um teste de auto relato é a maneira mais comum de medir seu QE. Depois, registre seus resultados para determinar seu EQ.
Profissionais de saúde mental também podem administrar testes de EQ. Os médicos John Mayer, Peter Salovey e David R. Caruso criaram um dos testes mais populares na área, o Teste de Inteligência Emocional Mayer-Salovey-Caruso (MSCEIT). O MSCEIT mede sua capacidade de perceber, identificar, entender e gerenciar emoções.
Dicas para melhorar a inteligência emocional
Esses componentes da inteligência emocional oferecem insights sobre como melhorar sua inteligência emocional para entender a si mesmo e aos outros.
Aqui estão alguns exemplos de técnicas sobre como melhorar sua inteligência emocional:
1. Medite
A meditação é conhecida por aumentar a atenção plena, melhorar o humor, diminuir o estresse percebido e aumentar a consciência interpessoal no local de trabalho . É uma ferramenta poderosa para introspecção e ajuda a solidificar a base de sua pirâmide de inteligência emocional.
2. Leia ficção literária
Em alguns casos, ler ficção pode ajudar a aumentar a empatia. Esse tipo de literatura geralmente oferece descrições detalhadas das mentes, psicologia e relacionamentos dos personagens, que podem se traduzir em insights emocionais da vida real.
3. Desenvolva suas habilidades de comunicação
A inteligência emocional pode levar a uma comunicação eficaz. Faça isso em conversas:
- Ouvir atentamente e refletir sobre o que foi dito antes de responder
- Reconhecer e afirmar as opiniões de outras pessoas antes de apresentar as suas – mesmo que você discorde
- Coleta de informações para auxiliar na tomada de decisão
4. Identifique seus limites
Inteligência emocional não significa colocar o bem-estar emocional de outras pessoas antes do seu se for um prejuízo para o seu próprio . Em vez disso, trata-se de estar ciente dos seus limites e dos limites de outras pessoas. Definir e respeitar limites é uma parte fundamental da inteligência emocional.
5. Peça ajuda
Um terapeuta profissional ou coach pode ajudá-lo a identificar seus comportamentos e emoções tóxicos e como abordá-los. Isso melhorará sua autoconsciência, capacidade de lidar com o estresse e saúde mental geral.
6. Saia da sua zona de conforto
Desafiar a si mesmo e experimentar coisas novas ensinará muito sobre como lidar e superar o estresse, seus limites e o tipo de apoio que você precisa. Quanto mais você sair da sua zona de conforto, maior será o seu quadro de referência para se conectar com outras pessoas.
Tente fazer uma aula, fazer uma viagem ou assumir novos projetos. Essas experiências ajudarão você a melhorar sua inteligência emocional.
E, às vezes, as coisas ficam confusas. As emoções tornam-se esmagadoras e as pessoas perdem a calma. Nesses momentos, você pode querer abandonar completamente os sentimentos. A vida certamente seria menos complicada se fôssemos todos robôs. Mas, também seria muito mais maçante.
As emoções nos tornam humanos. E o que é a inteligência emocional senão uma forma de se conectar autenticamente com os outros?
Não perca sua chance. Permita-se a construir conexões significativas. Busque ajuda e aprenda a desenvolver inteligência emocional para o trabalho, melhorar suas habilidades sociais e apresentar o seu melhor para as pessoas em sua vida.