Onde começar? Se você é um cartunista ou desenhista profissional e está um pouco perdido, não se preocupe, você não está sozinho.
Sabemos que nem sempre é fácil virar um cartunista ou desenhista profissional no Brasil. Por isso, neste artigo, lhe daremos algumas dicas de como organizar sua comunicação para encontrar clientes e se tornar um cartunista ou desenhista profissional.
Nós do Portal Tá Contratado oferecemos a todos que queiram se profissionalizar, oferecendo seus cartoons e desenhos no mercado, uma opção eficiente e rápida de propaganda, que será vista por todos da sua região que precisam de um cartunista ou desenhista profissional por perto.
Vamos agora conhecer formas de divulgar seu serviço profissional de cartunista e desenho – e conseguir novos pedidos todos os dias.
1. Prospecção espontânea
A captação a frio de empresas e profissionais que precisam do seu serviço de desenho por telefone e e-mail requer um pequeno investimento em termos de tempo, mas pode trazer-lhe alguns clientes diretos.
Antes de mais nada, comece fazendo uma pesquisa e liste as empresas ou organizações para as quais você pode oferecer seus serviços de cartunista e desenhista, de acordo com a área escolhida e o seu setor geográfico (a proximidade permite que você conheça pessoas depois, o que ajuda a confiar).
Entre essas empresas, podemos citar gráficas, redes de supermercado e empresas de publicidade.
Em seguida, reserve alguns minutos para analisar a comunicação visual das empresas selecionadas. Se alguns não têm uma apresentação gráfica perfeita ou ela se beneficiaria de ter um desenho profissional em seus produtos e peças publicitárias, não hesite em compartilhar suas ideias quando entrar em contato com a empresa. Tente encontrar o que poderia criar a necessidade entre seus clientes potenciais.
Bom saber – Se for uma estrutura pequena e você estiver falando com a pessoa certa, ela vai gostar de ver que você se interessou pela empresa para ser proativo.
Você pode escolher um primeiro contato por telefone e um acompanhamento alguns dias depois por e-mail com exemplos ou links para:
- Suas conquistas;
- Seus trabalhos mais chamativos;
- Melhores práticas dos concorrentes da empresa abordada;
Se você tiver alguns clientes, considere reativá-los com esse tipo de lembrete. Propor espontaneamente um desenho para eventos importantes do ano ( um cartão de aniversário da empresa, um novo banner para vendas etc.) poderá criar novas necessidades entre seus clientes e permitir a obtenção de novos pedidos.
2. Plataformas e fóruns
Recorra a sites especializados que oferecem anúncios publicados por empresas ou indivíduos que procuram um prestador de serviços. O número de plataformas como o Vinte Pila e o Fiver.com (em inglês) aumentou muito nos últimos anos.
Plataformas como essas têm a vantagem de atrair prospects “quentes” que, portanto, procuram alguém que possa atender às suas necessidades rapidamente.
Por isso, será importante garantir a presença em várias dessas plataformas para verificar de tempos em tempos se determinados projetos podem ser atendidos dentro da sua especialidade.
Como cuidar do seu perfil?
Seu logotipo, o site, o portfólio completo são detalhes que farão com que os clientes queiram fechar cada vez mais negócios com você. Porque a desvantagem destas plataformas é a concorrência, pelo que terá de ser o mais profissional possível.
As plataformas não funcionam por conta própria, você deve se envolver no mínimo (alguns minutos por dia, mas regularmente) nessas ferramentas para obter seus primeiros contatos profissionais.
Ao responder a anúncios, certifique-se de personalizar sua resposta da melhor maneira possível, para não dar a impressão de copiar/colar o mesmo texto rapidamente para qualquer anúncio.
Além das plataformas de rede, não negligencie os fóruns dedicados, eles são uma mina de informações e uma boa maneira de encontrar novos clientes para quem está começando no mercado de desenhos profissionais.
O melhor é ser um membro ativo, um número significativo de mensagens postadas mostrará que você investe em seu setor, e será uma garantia de confiança para os visitantes que possam precisar de você.
Tome cuidado com a assinatura do seu perfil e seja o mais explícito possível sobre suas habilidades e seus serviços como cartunista e desenhista profissional.
3. Aproveito o tráfego de outras pessoas
Ter um blog é uma ideia, mas para quem tem pressa, talvez não seja o mais recomendado.
É difícil, demorado e você tem que gastar tanto tempo compartilhando o conteúdo quanto escrevendo para esperar algumas visitas.
Geralmente com um blog, começamos muito forte e não por muito tempo. Acaba ficando obsoleto. É por isso que eu recomendo se oferecer para fazer guest post em outros sites e blogs, se seu objetivo é criar apenas alguns posts por mês. Você terá visibilidade imediata.
Mas se você deseja começar um blog, vamos te ajudar com os passos essenciais:
Passo 1: liste os tópicos a serem abordados
Antes de tudo, é fundamental pensar no conteúdo que você vai oferecer em seu site sobre desenhos e cartoons. Para fazer isso, você deve percorrer seus serviços e observar todos os assuntos que giram em torno deles.
Por exemplo, como desenhista gráfico, os tópicos a serem abordados são o design de uma peça publicitária, as diferentes tipografias, boas práticas de design de documentos profissionais, tudo relacionado à carta gráfica, etc.
Passo 2: Estabeleça um calendário editorial
Depois de listar todo o conteúdo que puder, pegue um calendário e veja os diferentes períodos que pontuam o ano : férias escolares, feriados religiosos, feriados comerciais…
Anote também os eventos relacionados à sua atividade ( show , conferência, palestra, etc.).
Agora você listará novos tópicos sazonais e os colocará na melhor data possível, por exemplo:
- Venda mais no Natal graças a sua propaganda profissional;
- Volta às aulas: 10 dicas para novas capas de caderno;
Nas áreas vazias, coloque os primeiros tópicos listados. Você tem algum furo? Não se preocupe, você pode completá-los com a próxima etapa…
Passo 3: Conheça ferramentas de análise
Ter um blog é útil para SEO, mas também para gerenciar sua reputação digital.
Os artigos que você coloca em seu calendário editorial destinam-se, portanto, a demonstrar sua experiência como cartunista e desenhista profissional aos clientes em potencial, ajudando você a se posicionar em consultas direcionadas.
Para aumentar ainda mais sua referência natural e provar aos visitantes que você está na vanguarda das tendências, você também deve oferecer conteúdo tópico.
Trata-se, portanto, de tendências de design, desenvolvimentos em ferramentas gráficas, lançamento de novas fontes apreciadas pelos internautas, etc.
Para isso, você deve monitorar blogs e mídias especializadas em design e gráficos.
Passo 4: Defina uma carta editorial
Agora que você tem uma visão clara e precisa dos assuntos a serem abordados e que tem fontes de inspiração, ainda é preciso pensar no tom e no formato. Dependendo do alvo visado, você necessariamente terá que adaptar o vocabulário e o tom usado.
Por exemplo, se você deseja trabalhar para profissionais de outras áreas, pode adotar um tom amigável. Por outro lado, será necessário popularizar ao máximo a linguagem e propor, para começar, artigos simples e acessíveis.
Esse tipo de público geralmente não sabe nada sobre desenho profissional e precisará saber concretamente o que você vai trazer para eles antes de entrar em contato com você.
Você está segmentando agências ou grandes grupos?
Geralmente, eles já estão cientes da importância do design na imagem de sua marca. Você pode comprar artigos mais “especializados” com linguagem mais elaborada e algumas palavras técnicas. Isso irá posicioná-lo imediatamente como um freelancer com forte experiência .
E se você quiser segmentar vários tipos de leads, poderá abordar tópicos de diferentes ângulos. Por outro lado, tome o cuidado de categorizar bem seu blog para que cada cliente em potencial saiba qual conteúdo é destinado a ele.
4. Tenha uma presença proativa nas mídias sociais
Escrever regularmente conteúdo de qualidade em seu blog não será suficiente para torná-lo conhecido. Por outro lado, seus artigos, infográficos, guias e outros formatos constituem material relevante a ser divulgado nas redes sociais.
Há claramente uma noção de imediatismo no funcionamento das redes sociais, por isso cabe a você atualizar suas páginas regularmente para evitar que elas caiam no esquecimento.
Ao postar regularmente nessas plataformas, você aumentará sua visibilidade em dez vezes.
Os seguidores de suas páginas do Facebook se acostumarão a ver suas realizações e artigos aparecerem em seu feed de notícias e seu trabalho terá muito mais chances de ser visto e compartilhado.
Quanto mais interessantes forem seus ingressos, mais eles serão distribuídos para um público-alvo qualificado.
Seu número de assinantes crescerá, assim como as visitas ao seu site. No entanto, esse círculo virtuoso inevitavelmente levará a pedidos de cotações e cada vez mais novos pedidos!
Adapte sua frequência de publicação à rede em que você se comunica, para estar presente e evitar inundar seu público com muitas notícias sobre o mundo dos desenhos.
Como o blog, vai exigir paciência.
Nosso conselho – Mas se você for ativo, compartilhando seu conteúdo e também o de outras pessoas, curtindo as publicações de suas contas favoritas e ajudando os usuários, sua comunidade crescerá dia a dia.
E se você não sabe em quais redes sociais estar presente, recomendamos o Twitter, LinkedIn, Instagram e Pinterest como prioridade.
Como cartunista e desenhista profissional, você se dirige principalmente a profissionais. Twitter e LinkedIn reúnem muitos empreendedores, empresas de todos os portes e agências.
Quanto ao Pinterest e Instagram, eles são perfeitos para exibir suas criações e mostrar seu trabalho.
Se você deseja principalmente oferecer seus serviços a outros freelancers, também pode criar uma página no Facebook.
5. Cuide do seu portfólio
Entre seu blog e sua presença nas redes sociais, seu contador de visitas deve se movimentar.
É importante que os internautas que visitam seu site vejam imediatamente seu know-how, muitos desenhos de muita qualidade que você já entregou para outros clientes. Caso contrário, todas as estratégias de aquisição de novos clientes anteriores terão sido inúteis!
Ofereça aos seus potenciais clientes um portfólio digno da sua criatividade e profissionalismo. Além de apresentar suas melhores realizações, deve humanizá-lo.
É fundamental escolher os projetos que mais representam o seu “estilo”.
Você não precisa esperar que seus primeiros clientes realizem pedidos para criar um portfólio! Enquanto espera pelos seus primeiros contratos, crie desenhos fictícios onde o seu toque pessoal fica muito marcado.
Isso ajudará você a conquistar leads com a mesma duração criativa que você.
Sinta-se à vontade para adicionar uma legenda a cada visual e contar sua história.
- Qual era o objetivo do cliente?
- Por que você escolheu tal cor ou tal forma?
- Quais foram os resultados após a implementação deste novo desenho?
Por fim, adicione seus detalhes de contato com destaque próximo ao portfólio. Assim que seu visitante for conquistado pelo seu trabalho, ele deve saber imediatamente como entrar em contato com você!
6. Boca a boca
No início do seu negócio de cartoon e desenho profissional, o boca a boca é particularmente importante porque é quando você constrói sua rede.
Qualquer festa ou confraternização pode ser uma oportunidade para fazer novos clientes, basta se posicionar e falar um pouco sobre suas habilidades. Tenha cuidado, porém, para permanecer sutil.
7. Crie parcerias
Criar uma rede de parceiros é essencial para desenvolver sua carteira de clientes como desenhista e cartunista profissional. Mesmo na era digital, o boca a boca ainda tem muito poder.
Deixe claro para eles o que você faz e veja se eles têm algum cliente que possa precisar de você.
Quanto aos seus clientes, não há melhores parceiros!
Lembre-se de sempre deixar uma nota no final do projeto para que eles recomendem você para seus próprios clientes, parceiros ou colaboradores.
Convide-os para mostrar sua satisfação nas redes sociais, para se beneficiar de visibilidade positiva com sua comunidade e coletar alguns leads.
Último ponto: considere a prospecção de agências de comunicação.
Eles costumam chamar desenhista para ajudá-los com uma carga de trabalho extra.
Mais fáceis de encontrar e sobretudo menos caros do que contratar um novo profissional, são uma solução perfeita quando surge uma missão importante e há escassez de pessoal. Como o trabalho das agências varia regularmente, se você desenvolver uma parceria com uma ou mais delas, é certeza de ter novos contratos com frequência.
Afinal, em tempos de pico, por que contratar um novo freelancer se eles sabem que estão satisfeitos?
8. Participe de eventos e feiras
Eles são uma boa maneira de conhecer clientes em potencial pessoalmente e discutir seus desenhos criativos com eles.
Aqui você pode mostrar a extensão do seu trabalho e fazer uma promoção bacana. Eles também são uma grande fonte de inspiração porque você pode observar em detalhes o funcionamento e o trabalho dos outros membros presentes, isso pode ser útil para você conseguir se apresentar melhor.
9. Assine suas criações
Se puder e se o seu trabalho for visto por um grande número de pessoas, não hesite em pedir ao seu cliente que coloque o seu nome, discretamente é claro.
É claro que isso não é viável em todo o seu trabalho, mas quanto mais seu nome aparecer, maior será o número de pessoas afetadas.
Agora você está pronto para receber novos clientes e pedidos de desenhos e cartoons. Espero que essas dicas ajudem você em seu sonho de se tornar um desenhista e cartunista profissional. Não hesite em fazer suas perguntas ou compartilhar seus conselhos nos comentários do artigo.
Nós do Portal Tá Contratado oferecemos ainda uma opção de publicidade perfeita para seu negócio – que irá aparecer nos resultados de busca dos temas relacionados em toda sua região.
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