Volte no tempo e encontre mais tempo para você
Por Tá Contratado
Você já deve ter ouvido a frase “um líder nato”.
Se você olhar para a história, alguns dos líderes mais proeminentes do mundo podem compartilhar alguns traços comuns. Os líderes mais eficazes têm confiança, fortes habilidades de tomada de decisão e são bons com as pessoas. A maioria dos grandes líderes tem fortes habilidades interpessoais, alta inteligência emocional e assertividade. À primeira vista, isso pode fazer você pensar que os líderes nascem, não se desenvolvem.
A teoria dos traços de liderança é um conceito de que os líderes nascem com características distintas. Em outras palavras, os líderes têm traços hereditários. As primeiras pesquisas mostraram que essa teoria de liderança vive inatamente dentro de certas pessoas.
Mas é aqui que começa a polêmica. Certas pessoas nascem líderes? Os líderes em potencial são apenas aqueles que nascem com características ou traços chave?
Quando fazemos acreditamos que todos têm a capacidade de atingir todo o seu potencial. Uma grande parte da auto realização é construir habilidades, investir no desenvolvimento pessoal e crescer como uma pessoa inteira.
Então, embora a teoria dos traços de liderança possa parecer uma maneira fácil de resolver seus problemas de liderança, ela realmente é verdadeira? Com que tipo de modelos de liderança você pode contar para desenvolver líderes em sua organização? As pessoas realmente nascem líderes?
Vamos nos aprofundar no que define a teoria dos traços de liderança. Também falaremos sobre alguns traços chave de liderança que você pode desenvolver – e desmistificaremos alguns mitos sobre liderança de traços.
Antes de entrarmos na validade da teoria dos traços de liderança, vamos entendê-la.
A teoria dos traços de liderança é o conceito de que os líderes nascem com características ou traços chave. O pesquisador Thomas Carlyle propôs a teoria pela primeira vez em 1800.
A teoria dos traços de liderança também é conhecida como a Teoria da Liderança do Grande Homem, que foi estudada pelo pesquisador Thomas Carlyle. Quando olhamos para o corpo de pesquisa de Carlyle , ele não é validado empiricamente. Embora seja uma das mais antigas teorias de liderança, a pesquisa simplesmente não foi examinada antes que a teoria decolasse.
Quando Carlyle introduziu essa teoria pela primeira vez, ele olhou para figuras históricas populares . Por exemplo, ele comparou líderes (todos homens) como Júlio César, Mahatma Gandhi, Abraham Lincoln e Napoleão Bonaparte. Concluiu-se que esses “grandes líderes” nasceram com características inatas de liderança. E embora seja inegável que esses líderes, no papel, compartilhem muitas das mesmas características, o conceito não resistiu ao teste do tempo.
Propõe-se e estudamos como as qualidades de liderança podem ser desenvolvidas . E a ciência nos diz que a teoria dos traços de liderança tem suas falhas. Mas antes de nos aprofundarmos muito se a teoria tem ou não pernas para se sustentar, vejamos alguns dos principais traços de liderança.
Embora saibamos que hoje a teoria dos traços de liderança não tem muito peso, existem qualidades chave de liderança que podemos identificar. Aqui estão 10 habilidades de liderança que bons líderes possuem:
Mas melhor ainda? Nossa pesquisa com mais de 1.500 trabalhadores dos EUA descobriu que 82% das pessoas têm espaço significativo para melhorias em pelo menos uma área de habilidades de liderança voltadas para o futuro. As pessoas não nascem voltadas para o futuro. É uma habilidade para aprender e desenvolver.
Sou um introvertido autoproclamado que investiu muito tempo na construção de minhas habilidades interpessoais. Ao trabalhar com meu treinador, aprendi como construir rapport e fortes conexões com os outros.
nossos líderes nem sempre tomam as decisões certas — mas tudo bem. Também é bom que os líderes saibam quando aprender com o fracasso é mais importante do que acertar 100% do tempo. Um líder transformacional pode aprender com os erros das decisões que tomou.
A liderança eficaz começa com saber o que motiva sua equipe. Cada empresa opera de forma diferente. Mas olhe de forma holística para seus programas de recompensas totais. Isso significa examinar de perto o objetivo do trabalho , os incentivos dos funcionários , os benefícios e a remuneração .