Volte no tempo e encontre mais tempo para você
Por Tá Contratado
Sem dúvida, encontrar seu objetivo profissional é importante para ajustar carreira com o que não dá para deixar de lado que é o trabalho. Você tem uma reunião individual com seu gerente ou uma avaliação de desempenho chegando e sabe que seus objetivos profissionais estarão na agenda. Mas definir então não é tão simples –– para gerentes ou subordinados diretos.
Além de ser uma pergunta popular em entrevistas, entender e definir metas profissionais pode ser um dos passos mais importantes que você toma para construir sua carreira. Com metas claras, mensuráveis e alcançáveis, priorizar os esforços no trabalho torna-se mais fácil e objetivo.
Objetivos profissionais são guias para o que você deseja alcançar e para onde deseja ir em sua carreira. Eles podem ser objetivos de curto prazo que são mais táticos para ajudá-lo hoje, este mês ou este ano. Os objetivos profissionais também podem ser de natureza mais estratégica para orientar suas aspirações de longo prazo ou o chamado para uma segunda carreira.
Ao definir metas de carreira, você quer que elas sejam interessantes, desafiadoras, mas não excessivamente desafiadoras. Juntamente com esses parâmetros, a estrutura SMART é útil para estabelecer metas com as quais você se entusiasme e que ascendam às metas e objetivos da empresa.
Existem diferentes maneiras de descompactar o SMART e o que cada letra representa, mas aqui está o detalhamento geral:
Antes de pular para exemplos e dicas para escrever objetivos profissionais , vamos explorar por que é importante ter esses objetivos.
Aqui estão três cenários e perguntas comuns que muitos de nós enfrentaremos em nossas jornadas de carreira profissional:
Segundo Kyle LeBlanc, estrategista de marca pessoal da Resumoxie , ter metas de carreira bem pensadas e claras é o primeiro passo para se preparar para todos esses cenários. Com a preparação, você pode maximizar essas discussões a partir de uma posição de confiança em sua visão, em vez de responder às perguntas de forma reativa.
LeBlanc afirma que “objetivos profissionais claros ancoram sua proposta de valor. Ao integrar metas à narrativa, você evolui da simples explicação das realizações para o enquadramento por que esse trabalho é importante e como você gerará valor no futuro. Essa abordagem permite que você assuma o comando da discussão, independentemente das perguntas feitas.”
Não existem metas profissionais certas ou erradas, apenas as certas para você. Existem algumas práticas recomendadas, como o método SMART mencionado. Além disso, você terá mais sucesso ao definir metas de trabalho que o ajudem a ser claro sobre o que deseja alcançar e fornecer uma estrutura para acompanhar seu progresso.
Para começar, aqui estão alguns objetivos profissionais que surgem frequentemente com meus clientes.
(Observe que essas metas ainda não são SMART. Você as tornará SMART personalizando-as para você, adicionando especificidade, ações, medidas de seu sucesso e prazos).
Você notará que eles incluem aprender novas habilidades , desenvolver habilidades técnicas ou pessoais que você já possui e objetivos mais táteis. Tente misturar seus objetivos para cobrir algumas áreas diferentes de seu desenvolvimento de carreira.
Isso geralmente funciona como um objetivo de curto e longo prazo. À medida que você progride em sua carreira, torna-se cada vez mais importante desenvolver fortes habilidades de comunicação para influenciar e inspirar outras pessoas. Será um dado que você faz um bom trabalho. Agora você precisa se mostrar como um líder por meio de sua comunicação falada e escrita – tanto em reuniões quanto em grandes apresentações ou locais.
Passe algum tempo neste objetivo profissional popular, pois pode ser difícil de definir. Significa algo diferente para cada um de nós. A cultura da organização pode influenciar o que é “ela” e quem a possui.
Esteja você pensando em assumir um cargo de liderança ou apenas aprimorar suas habilidades profissionais em geral, essa presença executiva é útil para construir
Tente pensar em uma pessoa com uma presença executiva que você admira e escreva o que há nela que você admira. Este pode ser o seu ponto de partida para algumas pistas de como você deseja construir uma presença executiva para si mesmo, mas certifique-se de criar seu objetivo para ser autenticamente você também.
Não importa quão grande ou pequena seja sua equipe, sempre haverá conflitos. Equipes de alto desempenho têm bons hábitos de poder trabalhar em meio a conflitos . Desenvolver essas habilidades irá apoiá-lo hoje, a médio prazo, e prepará-lo para a liderança no futuro.
Todos nós conhecemos um bom feedback quando o recebemos. É oportuno, específico, inclui exemplos e mostra claramente o que deu certo e o que fazer diferente no futuro. Para muitos, dar esse feedback pode parecer assustador, desconfortável ou desconhecido – ou pode ser esquecido em face de dias de trabalho ocupados e escalações urgentes. No entanto , fazer certo é o presente que você dá aos outros.
Em tempos de grande incerteza, é natural que os humanos busquem algo estável para se agarrar. Em vez de tentar parar ou gerenciar a mudança, ou procurar alguém para fornecer clareza e orientação, tente olhar para dentro. Desenvolver sua própria resiliência e alavancar seus pontos fortes leva à sua capacidade de construir sua confiança para navegar, independentemente da mudança, transformação ou incerteza que está por vir.
Também pode ser útil considerar o que você tem controle sobre o que pode influenciar e o que está fora de sua esfera de influência. Concentre suas energias nas coisas que se enquadram nas duas últimas categorias.
Se alguma vez houve um objetivo comum entre os profissionais, é este. Ganhar o controle do calendário de alguém envolve algumas etapas fáceis que você pode tomar, como bloquear seu calendário por tempo de reflexão ou avaliar se você precisa estar em todas as reuniões para as quais é convidado. Tudo isso leva à priorização, delegação e, finalmente, sua capacidade de se comunicar e colaborar graciosamente com outras pessoas como parte dessa meta de carreira.
Considere o que você deseja focar pessoalmente com esse objetivo, incluindo como você deseja impactar sua organização. Isso pode envolver promover a inclusão e o pertencimento em toda a sua organização por meio de políticas e processos, desenvolver as habilidades de si mesmo ou de seus líderes na construção de equipes mais diversificadas ou influenciar a organização mais ampla para tornar a DEI uma prioridade estratégica de negócios.
Continuar sua educação por meio de cursos presenciais ou on-line permite que você melhore suas habilidades, amplie sua perspectiva e se diferencie. Dependendo do que você está procurando, isso pode ser um objetivo de curto e longo prazo.
Ter uma ampla e forte rede de colegas profissionais é uma ótima maneira de apoiar o crescimento de sua carreira . Não apenas aumentará sua visibilidade para as oportunidades, mas também é um terreno fértil para orientação.
Para ampliar sua rede , você pode usar o LinkedIn para olhar dentro e fora de sua organização. Tente anotar outros departamentos nos quais você está interessado, fazer algumas pesquisas para descobrir o que eles fazem e acessar sua rede atual para uma apresentação a alguém que trabalha nesse departamento.
Além disso, tente participar de eventos de networking, conferências, workshops e canais profissionais de mídia social para conhecer e aprender com outras pessoas em seu setor.
É importante permanecer na vanguarda da tecnologia e das aplicações. Este é um excelente objetivo se você deseja se aventurar em uma nova carreira ou se aprofundar em sua experiência atual. Inclinar-se para aprender coisas novas pode abrir oportunidades para trabalhar com clientes-chave. Ele pode fornecer uma maneira de apoiar sua equipe à medida que novos aplicativos são lançados, aumentando a produtividade geral e diferenciando ainda mais seu valor.
Ter um amigo no trabalho aumenta a sensação de pertencimento e a felicidade geral no trabalho. Isso pode ser um objetivo em si. Se você já tem relacionamentos fortes com as pessoas com quem trabalha regularmente, ramifique-se. Inicie uma conversa ou agende um bate-papo virtual para um café com alguém de outro departamento.
O coaching e a orientação de colegas aumentam a confiança, criam confiança e aumentam a aptidão técnica para todos os envolvidos. Trabalhar para estabelecer uma forte cultura de coaching ajuda a organização maior a prosperar e aumenta o capital intelectual. Tente treinar um colega ou outros em sua equipe em um aspecto de sua função ou alguns truques que você aprendeu para otimizar seu trabalho. Se você se destaca em falar em público, oferecer orientação para desenvolver habilidades de apresentação e criação de deck também é útil.
Esteja você tentando obter adesão para uma nova iniciativa ou compartilhando seu relatório do trimestre, boas habilidades de narrativa são essenciais. Trabalhe na preparação de suas apresentações, memorandos e conversas.
Estabeleça um começo, meio e fim claros para sua história e concentre-se em manter seu público envolvido. O que eles querem saber sobre sua proposta? Entender de onde eles estão vindo é um ótimo ponto de partida.
No clima de hoje, é importante cuidar de sua saúde mental, emocional e física. Com o esgotamento e o estresse em alta, o foco no autocuidado é uma meta útil para aumentar a produtividade e a retenção. Isso pode ser mais uma meta de longo prazo para ajustar as flutuações da vida e do trabalho ao longo de meses e estações.
Permanecer organizado é uma habilidade muito procurada em quase todas as funções. É sempre útil ter pessoas e a equipe com conhecimento técnico e capacidade de rastrear cronogramas, priorizar cargas de trabalho, delegar tarefas quando apropriado e gerenciar comunicações. Subir de nível aqui ajudará sua equipe a prosperar em geral, dentro de sua função atual e à medida que você progride.
Definir metas eficazes é uma habilidade fundamental para se tornar um líder bem-sucedido e eficaz. Provavelmente, você não chegou onde está hoje sem definir e atingir metas, mas todos nós podemos nos beneficiar de um ajuste ocasional em nossas metas profissionais. Os verdadeiros líderes são aprendizes constantes e sempre buscam crescimento e aprimoramento.
Fonte: Betterup