Nós do Tá Contratado preparamos este tutorial incrível sobre como conquistar clientes sendo um prestador de serviços. Mas estamos abrangendo algo para autônomos, assim como para  empresas de pequeno, médio e grande porte. Confira Aqui.

Não é de hoje que uma empresa tem seu sucesso medido de acordo com a quantidade de clientes que ela tem. Entretanto, existem muitas empresas que conseguem ter péssimos resultados mesmo com um número razoável de clientes no passado.

Isto acontece principalmente pelo fato de que nem todos estão preparados para criar algo que traga o cliente para dentro do seu ciclo de atividades. Então, é normal que as contratações recorrentes nunca aconteçam.

Não é fácil se tornar um destaque para a maioria das pessoas sem antes contar com uma fidelidade de clientes de qualidade.

Esta, porém, não é uma tarefa do dia para a noite, e com certeza faz com que você tenha que agir aos poucos. Aumentar a retenção de clientes envolve processos que vão desde a prospecção e passam pela contratação, execução, revisão, manutenção e relacionamento.

Hoje, nós do Tá Contratado, preparamos um guia todo especial para te ajudar a entender como conquistar clientes de uma maneira sólida e bastante simples. 

Mas vale lembrar que qualquer outra dúvida ou curiosidade que você tiver no caminho, queremos ajudar a resolver.

Sendo assim, use o espaço destinado para comentários ao final do artigo. Teremos um grande prazer em responder se estiver ao nosso alcance.

Dito isto, vamos conferir?

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Como conquistar clientes sendo prestador de serviços

Primeiramente é importante notar que a conquista de clientes pode ser um termo um tanto quanto ambíguo, e a intenção é esta mesmo.

Escolhemos este termo exatamente para falar da importância não só de garantir que o cliente execute a compra em si, mas que ele também tenha um relacionamento de longo prazo.

Assim como uma parte do casal conquista a outra, queremos mostrar aqui como você pode criar um verdadeiro casamento com o seu cliente.

Essas dicas serão voltadas inicialmente para a prospecção. Ou seja, todo o ato que você executa para conseguir desde o primeiro contato até o primeiro contrato.

Mas também falaremos sobre a importância da fidelização dos clientes.

1 – Saiba de quem você está atrás 

Bom, digamos que você vai tirar férias na praia, mas queria iniciar o Hobby da pescaria. Você vai em uma loja de pesca pela primeira vez na vida e fica um tanto envergonhado de mostrar que é um iniciante.

Sendo assim, aponta o que mais te chama a atenção para o vendedor e o que na sua cabeça seria o ideal para pescar sardinhas. Afinal de contas, seu objetivo é realmente começar pequeno e ir pegando experiências.

Após um dia de muito esforço, seus esforços não trazem nenhum resultado. E por quê? Simples, você comprou anzol, linha e isca para pescar tubarões.

Não há sardinha no mundo que tenha um tamanho suficiente para engolir aquele anzol, não interessa a fome.

O mesmo acontece no mundo dos prestadores de serviço. Você só vai captar clientes se souber quem é o seu cliente.

De outro modo, você pode acidentalmente acabar tendo várias frustrações, o que não é o indicado. Afinal de contas, tempo é dinheiro, assim como o material de propaganda.

Por isso, o ponto de partida mais seguro é realmente entender o que as pessoas buscam no seu serviço. Aponte os benefícios e vantagens que a concorrência não tem.

Você pode atender um mercado que está desesperado por alguém com o seu diferencial, mas que nunca ouviu falar do seu trabalho.

Então, nossa dica é analisar quem são os seus melhores clientes. Descubra o que os levou a te escolher e o que os faz escolher os seus serviços.

Se você ainda está no mercado a pouco tempo, não se preocupe. Olhe para a sua concorrência, pergunte pela internet ou até mesmo pessoalmente, o que faz as pessoas irem atrás do seu concorrente.

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2 – Saiba onde seus clientes estão

Existe algo tão importante quanto o equipamento certo, que é estar no lugar certo. Voltando à analogia do pescador de primeira viagem, não tem como ele ter sucesso mesmo com todos os itens, se ele resolver pescar em um lago.

Pode até ser que ele consiga vários peixes, mas sardinhas não vivem em água doce.

Por isso tente estudar também onde você irá focar os seus anúncios. Focar a apresentação dos seus prospectos e links de site pode ser interessante. Mas é crucial que você aprenda como conquistar clientes no local em que eles estão.

Alguns, principalmente os de maior idade, amarão receber uma correspondência promocional. Ou então assistir um anúncio na televisão.

Enquanto outros vão querer mesmo receber uma ligação direta, já que passaram anos da vida acostumados com o telemarketing.

Aqui vão duas dicas interessantes, uma de uma tendência antiga, e outra de algo mais moderno:

Como conquistar clientes no Instagram

O Instagram está caminhando para ser uma das maiores redes sociais do mundo, e não deve demorar para superar o Facebook. Através deste aplicativo você terá um engajamento extremamente rápido, onde a imagem é o rei da propaganda.

Ou seja, nada de tentar fazer um grande texto dentro de uma foto. A verdade é que atualizações recentes até mesmo impedem a publicação de imagens com muito texto.

Se você quer realmente saber como conquistar clientes no Instagram, comece fazendo imagens chamativas e uma legenda de foto mais descritiva e envolvente.

Convide os usuários para interagirem com a postagem também. Isto irá facilitar o reconhecimento do algoritmo, entregando seu conteúdo de maneira mais abrangente.

Os stories também são importantes, pois permitem um conteúdo interessante e que pode ser dividido em pequenas partes. A impossibilidade de ver ele infinitas vezes (já que ele some em 24) torna a visualização mais atenciosa.

Isto sem contar a possibilidade de criar links clicáveis, que irão possibilitar bastante a geração de tráfego.

Como conquistar clientes no telefone

Esta é uma estratégia um tanto quanto difícil, principalmente em uma sociedade que está desacostumada a entrar em contato direto com as pessoas. 

Normalmente o processo é feito através de operações de telemarketing, mas que podem ser muito caras e sem grandes retornos.

Então como seria possível encontrar um jeito de como conquistar clientes no telefone no dia de hoje?

Bom, primeiramente é importante que você descarte a estratégia do telemarketing. Você não vai fazer dezenas de milhares de ligações por dia e baseadas em scripts que transformam a pessoa em um robô.

O que você quer é contatos de pessoas interessadas e uma conversa descontraída e amigável.

Você precisa eliminar da pessoa a sensação de que está em um processo de venda e que quer realmente ajudá-la a encontrar o sucesso.

Sendo assim, recomendo plenamente que você utilize um sistema de captação de leads através da internet que capture o contato de telefone da pessoa. E se possível, mande uma mensagem por Whatsapp antes para não incomodar em um momento ruim.

3 – Conheça o mercado em volta de você

Você pagaria R$300,00 em uma lata de refrigerante? Provavelmente ficaria curioso para entender o motivo do preço, mas ainda assim não se sentiria confortável arriscando tanto dinheiro em algo que pode ser só mais um produto normal.

Agora, e se este fosse o preço padrão de todas as marcas? Ou melhor, e se o preço padrão fosse R$3000,00 a lata?

Neste caso você poderia pagar um décimo e ter uma experiência, mesmo que por uma vez. Só para dizer que experimentou.

O fato é que, por mais que seu serviço tenha um valor intrínseco, dificilmente a pessoa terá real interesse em pagar algo muito acima da média de mercado.

O mesmo vale quando olhamos para o inverso. Você compraria uma casa em um terreno nobre da sua cidade, inteiramente mobiliada por cerca de R$1000,00?

Seria tão estranho, que ainda que dessem garantias, a maioria das pessoas iria preferir não arriscar.

Ou seja, abaixar muito o preço do seu serviço pode dar a impressão de que você está desesperado e/ou que não fará as coisas com qualidade.

Se você está iniciando a sua carreira e quer fazer um desconto, deixe bem claro para o cliente o objetivo da redução do preço.

Assim como é algo feito temporariamente, e que você não irá baixar a qualidade do serviço prestado.

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4 – Procure o auxílio da tecnologia

É um fato que a maioria das pessoas teria condições de montar seu próprio negócio de prestação de serviços. Mas elas não se sentem tão confiantes de encontrar uma quantidade de clientes que atenda às demandas em geral.

Sendo assim, uma das principais ferramentas que você tem à sua disposição é a internet. Sabendo agir corretamente você terá condições incríveis de aumentar as suas prospecções.

E claro, com um fluxo interessante de trabalho, não só você se sente bem mais estável, como também tem a capacidade de melhorar os investimentos no seu negócio. Em algum tempo você terá até mesmo condições de contratar outros para te ajudar nesta tarefa.

Sendo que um dos melhores jeitos de garantir clientes através da internet é aqui no Tá Contratado. Este é o site perfeito para o profissional autônomo ganhar destaque para empresas de qualidade e se realocar no mercado.

Clique no botão abaixo e confira como nosso site funciona:

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5 – Melhore a qualidade dos seus serviços e produtos

Agora, outro ponto ideal que precisamos falar é exatamente sobre como trabalhar para que os seus clientes atuais sirvam de motor para uma nova prospecção. Ou seja, eles gostam tanto do que você proporcionou com a sua empresa que irão recomendar para outros.

Este é sem dúvida um dos tipos de marketing mais poderosos, porque conta com a confiança e indicação de alguém que é referência para a pessoa.

Mas para que você consiga esta transformação é necessária uma dedicação real ao propósito que você estabeleceu como meta da empresa.

E para isto não basta só contar com muito dinheiro investido. O ideal é que você tenha capacidade de contar com os melhores colaboradores.

Então, se você é uma empresa de maior porte, precisa fazer com que o trabalho de cada pessoa seja executado da melhor maneira possível. E em um mercado tão confuso, como o nosso, é normal encararmos problemas como a rotatividade de empregados.

Por isso, é sempre importante contar com pessoas que enxergam seu emprego como um empreendimento. Vendo sempre uma oportunidade de crescer e se tornar um profissional melhor.

Aqui no Tá Contratado temos uma excelente seleção de pessoas que farão toda a diferença no seu quadro de colaboradores. Clique no botão abaixo e confira:

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6 – Aprenda a criar um portfólio

Esta é uma dica essencial tanto para quem acabou de começar a fazer seus primeiros serviços, como também para quem está com uma empresa grande no mercado.

As pessoas gostam de saber o que vão levar antes de pagar por um serviço. O que acaba quase sempre sendo impossível, afinal de contas não estamos falando de um produto feito em massa e embalado.

Mas é importante notar que você pode dar maiores garantias para quem está conectado ao seu trabalho. Você pode fazer com que a pessoa entenda que independente da tarefa requisitada, é possível encontrar uma saída.

Sendo assim, uma das melhores maneiras de se garantir uma boa confiança e aceitação do cliente é exatamente através de um portfólio. Se você não sabe o que é um, sem problema, nós explicamos.

Portfólio é um conjunto de exemplos de trabalhos realizados de verdade, que possam atestar a qualidade dos seus serviços.

Para criar um é possível utilizar um site ou mesmo criar algo físico, embora seja algo mais voltado para clientes presenciais.

O fato é que a seleção precisa ser feita de maneira inteligente. Ou seja, escolha os seus melhores trabalhos, mas não se esqueça da variedade.

Afinal de contas, pode ser que você não esteja apresentando nada na área que o cliente realmente deseja executar.

Claro, pode ser que você esteja só começando, e por isso mesmo tem medo ou vergonha de pedir um depoimento, ou mesmo permissão para fazer uma gravação ou bater uma foto.

Entretanto, sempre que você executa um bom trabalho, isto facilita a abertura para que a pessoa tenha condições de aceitar este pedido. E acredite, a maioria dos seus clientes não irá se importar, e os que se importarem provavelmente só vão pedir que você não o faça.

Você só tem a ganhar, e será algo benéfico para o seu negócio.

Uma saída é utilizar redes sociais, como por exemplo o Instagram. Que irão facilitar a distribuição dos serviços em tempo real, dando autenticidade e garantindo que você realmente dá conta do recado.

 

7 – Mantenha um relacionamento mesmo após a venda

O ato de se relacionar com o cliente após a venda é excelente para garantir uma abertura para um novo contrato. Entretanto, isto deve ser feito de maneira consciente e conveniente.

Muitas empresas pensam que o relacionamento pós-venda é simplesmente mandar um e-mail de agradecimento e outro de pesquisa.

Olha, embora isto seja importante, vale lembrar que você tem que trazer algo novo e positivo para o cliente, ao invés de só tentar tirar mais alguma coisa dele.

Lotar a caixa de email ou Whatsapp com promoções, ofertas e pedidos de opinião não será algo que criará um laço saudável.

Por que não enviar dicas interessantes sobre como usufruir melhor dos resultados do serviço que você prestou? Isto aumenta a chance de sucesso do cliente (Customer Success) facilitando uma nova aproximação futura.

Ou então, pode ser o caso de você trabalhar com um produto e enviar para a pessoa uma amostra grátis. Por que não? Mesmo sendo algo simples, é um brinde que você pode contar como sendo um pequeno presente.

Lembre-se, quanto mais a pessoa lembrar da sua marca, melhores serão os resultados.

8 – Como conquistar um cliente? Utilize influenciadores

Um dos pontos da sociedade contemporânea é exatamente a possibilidade de se contar com pessoas que possuem gostos e pontos de vista semelhantes aos nossos e que nos fazem sentir reconhecidos e inspirados.

Por isso, é bastante comum que nos sintamos unidos e até mesmo tenhamos uma amizade com alguém que nem ao menos saiba da nossa existência.

Então porque não utilizar toda esta influência a seu favor?

O melhor é que as propagandas e vídeos patrocinados costumam ter um valor muito mais em conta do que a maioria dos anúncios pagos para um público tão grande.

Além disso, a indicação de alguém importante pode realmente gerar um engajamento inesperado.

Mas o melhor é que você não precisa contar com o apoio dos maiores. Existem influenciadores que são importantes dentro de raios de influência na sua cidade e entre seus clientes.

Só isso já é o bastante para conseguir resultados em maior escala. Sendo que muitos farão propaganda em sistema de permuta, ou seja, você faz um serviço e ele anuncia o seu serviço.

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9 – Crie um aspecto de gamificação

A gamificação é um componente muito interessante do mundo atual. Nele você transforma algo que não é um jogo em um híbrido.

Por exemplo, você faz com que o cliente suba de nível em seu conceito de acordo com a quantidade de serviços contratados, ou mesmo de dinheiro investido.

Este é um conceito que tem sido aplicado até mesmo dentro de contextos empresariais. Onde as pessoas ganham pontuações e medalhas de acordo com seus esforços e resultados.

Na questão do consumo, é bem comum que a pessoa se veja comprando algo só para melhorar a posição. Tudo bem que este é um acontecimento raro, mas muitas vendas utilizam este mecanismo como argumento final.

O próprio Mercado Livre tem adotado este sistema por mais de um ano, obtendo resultados incríveis e que não podem ser desprezados.

Então basta você tentar imaginar uma solução para este tipo de técnica. Onde podemos utilizar, por exemplo, um ranking dos clientes mais assíduos do mês.

Claro, é necessário pedir permissão para as pessoas antes de expor seus nomes ou imagens.

10 – Mantenha uma prospecção constante

Uma das maiores dificuldades em se manter o seu negócio em plena ascensão é garantir que você sempre tenha uma maior quantidade de serviço. Sendo que em algum momento você precisará de outras pessoas trabalhando para você.

Mas dificilmente a demanda irá aumentar se você ficar parado. É preciso estar em constante movimento atrás de novas pessoas para te ajudar nesta tarefa.

Entretanto, é importante notar que a maioria comete o erro de procurar clientes até que a sua agenda lote. Depois só continuar esta atividade quando não houver mais trabalhos para executar.

Claro, você não tem como estar em dois lugares ao mesmo tempo. Entretanto, quando você abre mão da sua busca por novos clientes, a chance é que você conte só com os trabalhos esporádicos daqueles que já estão com você.

Isto sem contar o fato de que alguma hora você pode se tornar desnecessário para essas pessoas.

Sendo assim, mantenha um funil de prospecção constante, nem que tenha que agendar trabalhos para depois de um mês ou contratar mão de obra para te ajudar.

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Conclusão sobre como conquistar clientes

Bom, o processo de conquista de clientes não surge como uma habilidade nata. Mesmo os melhores vendedores aprendem com a prática e o tempo. Sem contar que costumam errar bastante no caminho.

Mesmo os grandes nomes do empreendedorismo vão trazer algum tipo de problema ou mancha no seu passado, e não há nada de errado nisso.

O que há de errado é simplesmente não aprender com os erros e desistir no meio do caminho.

Por isso, conte sempre com a gente, estamos aqui para te ajudar no seu sucesso, fazendo a ponte entre as melhores prestações de serviços e os melhores locais de trabalho.

Qualquer dúvida que você tiver estaremos à disposição para te ajudar no que for possível, ok?

Então basta ir até os comentários que assim que possível iremos te responder.

No mais é isso, desejamos muito sucesso no seu empreendimento.

Até a nossa próxima coleção de dicas!

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Comentários

  • Como Fazer um Orçamento Perfeito em 5 Passos [CONFIRA AQUI]
    Responder

    […] Que tal aproveitar agora para ver nosso conteúdo sobre como conquistar clientes? […]

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