Um auto center que oferece serviços de qualidade consegue naturalmente atrair mais clientes. Com isso, ele se mantém no mercado. Porém, quem trabalha ou possui um auto center sabe que atualmente a realidade é outra.
Infelizmente, há auto centers de qualidade elevada sem clientes para atender e auto centers não tão bons, mas com uma fila de clientes.
Por que isso acontece? Será que o preço dos serviços é um fator decisivo para atrair clientes ou existem outras práticas que diferenciam os auto centers mais procurados dos demais? Essas perguntas responderemos ao longo deste artigo. Quer conferir ? Então, acompanhe!
Como oferecer um serviço inteligente no seu auto center?
Conheça seu público-alvo
Você deve conhecer seu público-alvo como a palma da sua mão. Isso parece óbvio para algumas pessoas, mas ainda há muitos auto centers que funcionam na base do “achismo”.
Eles não reconhecem as suas necessidades, preocupações e desafios como o seu público-alvo. Também é preciso conhecer em detalhes as informações sobre os seus clientes.
Isso é importante porque, sem entender de fato quais são os problemas das pessoas, é praticamente impossível oferecer a solução certa.
No entanto, para fazer tudo isso na prática você deve ouvir o máximo os questionamentos, as sugestões, as dúvidas e as preocupações dos seus clientes. Lembre-se que nem todo mundo entende do universo automotivo.
Considere seus clientes mais inteligentes que você
O pior erro de um auto center é acreditar que seus clientes não são tão inteligentes quanto parecem.
Pensar dessa forma, além de ser antiético, é extremamente nocivo para o negócio como um todo. As pessoas percebem rapidamente quando estão sendo tratadas como “inferiores”.
Portanto, nunca ofereça serviços desnecessários. Não faça como alguns auto centers no Brasil, que exploram os clientes.
Quando isso acontece, a chance de ele voltar e fazer um negócio no auto center é praticamente zero. Isso sem falar, é claro, na péssima reputação que o seu auto center pode adquirir com o tempo.
Mas como colocar essa ideia em prática? Seja sempre o mais transparente possível. Os consumidores modernos valorizam a transparência e quando satisfeitos, podem se tornar clientes recorrentes e fortes divulgadores do seu auto center.
Faça o marketing do seu auto center
Marketing não é custo, é investimento. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, atualmente não é preciso ter muito dinheiro para investir em Marketing para seu auto center.
Com ferramentas e metodologias modernas de Marketing Digital e que você encontra na Internet, hoje em dia é possível qualquer pessoa criar uma página e divulgar seus produtos e serviços.
A nossa dica é você criar anúncios pagos no Facebook Ads e Google Adwords, e os segmentar de acordo com a localização do seu auto center, orçamento e público-alvo.
Treine a sua equipe
Essa é, sem dúvida, uma dica de ouro! Treine a sua equipe. Apesar da correria do dia a dia, é importante entender que apenas com um treinamento periódico e específico para cada área pode garantir que a qualidade dos seus serviços, incluindo atendimento ao cliente e pós-venda seja mantida ao longo dos anos.
Além de aumentar a produtividade da equipe, ter um planejamento deste tipo valoriza os seus colaboradores antigos e prepara os novos com muito mais assertividade e agilidade.
Para fazer tudo isso na prática, crie um planejamento de treinamento periódico mensal ou trimestral. Entenda que o tempo gasto poderá ser retornado em forma de maior produtividade e menor taxa de retrabalho.
Ofereça um serviço diferenciado
As pessoas só vão escolher o seu auto center se o mesmo oferecer um serviço diferenciado dos concorrentes mais próximos. Esse serviço pode ser oferecido de várias formas, como:
- Descontos e promoções;
- Atendimento personalizado;
- Ofertas de serviços de qualidade diferenciados.
Ofereça um preço justo
Os custos têm um papel muito importante na precificação dos serviços. Por isso, é preciso controlar e sempre buscar maneiras de diminuí-los sem afetar a qualidade do seu trabalho.
Para se manter à frente de um mercado competitivo, ofereça ao cliente um serviço de qualidade com um preço justo.
De acordo com a Lei 13.455/2017, os comerciantes podem oferecer preços diferenciados para pagamentos em dinheiro ou cartão de crédito ou débito, mesmo já sendo praticada por muitos comerciantes anteriormente, que ofereciam descontos para quem pagasse com dinheiro.
Essa diferença na cobrança, evita a demora em receber o dinheiro e as taxas cobradas pelos cartões, que são altas e tiram um pouco de lucro.
A proposta não obriga a diferenciação de preços, mas oferece essa possibilidade ao comércio, o que torna um diferencial para seu auto center.
Portanto, oferecer um preço justo é uma grande oportunidade para o seu negócio, mas lembre-se que se exceder esse preço, a ação será contrária.
Uma dica é fazer com que seu auto center ofereça um orçamento aos clientes para o serviço. Se você não tem certeza se o preço em seu auto center é alto, faça a comparação de preços com outros auto centers ou busque por uma ferramenta de orçamento para saber qual é o preço de mercado de diversos serviços de qualidade mecânicos.
Pratique a sustentabilidade
A responsabilidade social e ambiental deve ser uma preocupação do seu auto center. Não importa se você tem um pequeno negócio, mas se ele gera impacto ambiental, você deve dar um fim adequado aos resíduos.
O óleo, por exemplo, não pode ser despejado na natureza e você precisa estar atento às ações de responsabilidade do seu negócio.
Além disso, uma empresa que pratica a sustentabilidade é bem vista pelos clientes. Hoje em dia, há muitas pessoas que preferem comprar ou procurar serviços de empresas “verdes”, ou seja, que tem o meio ambiente como uma das suas prioridades.
Para coletar o óleo do piso ou tanque onde os mecânicos lavam suas mãos, o auto center deve instalar uma caixa que separa a água e o óleo.
O piso também deve ser impermeabilizado e sua drenagem deve ser direcionada para um ralo ligado a caixa separadora. O óleo proveniente desta caixa separadora e da troca de óleo devem ser armazenados em um tanque especial para destinação adequada.
Um auto center sustentável é aquele em que a gestão se preocupa com as questões econômicas, ecológicas e sociais e que cria ambientes internos saudáveis e seguros para os colaboradores e a natureza.