Várias pequenas empresas, chega um momento em que é necessário crescer ou expandir atuação. Muitas empresas querem crescer, mas nem todas conseguem. Se uma empresa cresce muito rápido, pode perder de vista sua missão e seus valores fundadores, sobrecarregar-se financeiramente ou fracassar antes de construir as bases sólidas para o sucesso a longo prazo. O crescimento se torna infinitamente mais alcançável se abordado com uma mentalidade estratégica e escalável. Tendo trabalhado com muitas empresas em crescimento, de iniciante, média e unicórnio, são muitos exemplos de como crescer e como não crescer. Se sua pequena empresa está pronta para crescer, aqui estão algumas considerações a serem lembradas.
Faça sua diligência
Um dos principais desafios que as empresas em crescimento encontram é perceber tarde demais que não há demanda por seu produto ou serviço. Antes de ser vítima do mesmo destino, determine se há uma necessidade e um público para seu produto ou serviço. Seja claro em sua proposta de valor e direcionado ao seu público. Se você for muito amplo ou muito obscuro, você se esforçará e acabará não mirando em ninguém.
Se o primeiro passo é determinar se existe um mercado para sua oferta, o segundo é analisar se o dimensionamento será realmente lucrativo para o seu negócio. Se o caminho para um ROI forte ou de longo prazo não estiver claro, não se apresse, você só vai se sobrecarregar financeiramente. Quando as empresas crescem muito rapidamente, muitas vezes perdem o controle ou a estabilidade. Muitas vezes, quando isso acontece, uma empresa introduz políticas para recuperar o controle, mas geralmente só consegue suprimir a inovação. Para evitar isso, estabeleça processos, estruturas e um procedimento operacional padrão. Isso o ajudará a manter o controle mesmo enquanto você escala.
Alinhe seu negócio
Um ingrediente muitas vezes esquecido para o crescimento bem-sucedido é o alinhamento. Quando uma empresa opera em uníssono com colaboração, comunicação, visão compartilhada e métricas de sucesso, ela pode crescer de forma sustentável. Para realmente alinhar, você deve unir cada membro da equipe ou departamento sob suas metas abrangentes e, em seguida, alinhar essas metas com as necessidades de seus clientes e do mercado.
Para fazer isso, você deve ser minucioso. Alinhe seus planos financeiros e de negócios e monitore as principais métricas de sucesso de perto e abertamente como uma equipe. A comunicação aberta, honesta e alinhada sobre métricas, desafios e oportunidades ajuda a criar uma mentalidade de crescimento sustentável. Quando bem feito, o alinhamento em toda a empresa pode se tornar um impulsionador direto, poderoso e confiável de crescimento.
Expanda sua equipe
É fácil pensar que quanto mais rápido você contrata, mais rápido você cresce, mas esse não é o caso. Para escalar com sucesso, sua empresa deve operar com foco em índices. Se você investir demais em uma equipe sem pensar no efeito em outra, isso pode levar a “buracos” que impedem o crescimento. Por exemplo, se você duplicar suas equipes de produto e engenharia para desenvolver novas ofertas de produtos, mas não conseguir ver aumentos de vendas proporcionais ou não investir em maiores esforços de marketing para gerar demanda pelos novos produtos, o marketing inicial para seus novos produtos pode “não ser lançado”.
Ou, se suas equipes de crescimento ou vendas estão se expandindo, também devem estar os bastidores, como finanças, RH e administração. Nem todas as funções em uma empresa são geradoras de receita, mas todos são peças-chave na máquina de crescimento.
Escalar um negócio é uma jornada emocionante, mas requer uma consideração cuidadosa. Confiar na mesma abordagem testada e comprovada que o ajudou a iniciar seu negócio muitas vezes não é suficiente, enquanto se esforçar demais, muito rapidamente, pode ver as empresas vacilarem antes mesmo de entrarem no ritmo. Ao fazer a devida diligência, alinhar seus negócios a uma meta compartilhada e entender como dimensionar sua equipe à medida que sua empresa cresce, você terá uma base melhor para fazer a transição de uma pequena empresa para uma empresa em expansão.