Essa estratégia busca explorar todos os sentidos (visão, olfato, audição, tato e paladar) como parte de diferenciação competitiva e posicionamento da marca. Alguns dos recursos mais comuns do marketing sensorial são a música, aromas, vitrines luminosas e degustação. O principal objetivo do marketing sensorial é influenciar a compra por meio do subconsciente. Além disso, visa criar um vínculo emocional entre o produto/serviço e o consumidor.
Qualquer estabelecimento pode trabalhar as cores e iluminação no ambiente para promover o estímulo desse sentido. Crie um clima agradável por meio de uma iluminação aconchegante, e apostando em espaços e cores que despertem a reação que você deseja em seus clientes (atenção ou relaxamento).
É muito utilizado em lojas de roupas, com perfumes específicos, e também no comércio de alimentos para instigar o consumo. Por exemplo, lojas de biquíni que utilizam aromas que remetam à praia ou ao mar para desencadear a memória olfativa. Para trabalhar esse sentido no seu negócio, identifique aromas que descrevam bem o seu tipo de produto/serviço.
Já a audição impacta diretamente no humor das pessoas, e pode estimular determinados sentidos como a felicidade ou relaxamento. Alguns optam pelos sons ambiente, músicas instrumentais, rádios, ou até mesmo músicas mais animadas. Para acertar na escolha das músicas, é necessário entender o público que frequenta o seu estabelecimento, quais os gostos mais parecidos.
Esse sentido não é exclusivo dos estabelecimentos de comida. Se, por acaso, o seu ramo não for o da alimentação, você pode disponibilizar guloseimas no estabelecimento, como biscoitos, chá, café, balas ou chocolates para oferecer aos clientes. Além de ser um agrado a mais para conquistar seus clientes, também ajuda na própria necessidade física fome.
Esse é o sentido mais fácil de ser estimulado, especialmente por conta da possibilidade de aproximação, toque e experimentação do produto pelo cliente, o que aumenta a vontade de compra. É possível fazer isso também por meio de tapeçaria, texturas, assentos em provadores e outros itens que tragam conforto. Dessa forma, você estará melhorando ainda mais a experiência do cliente na loja.