Essa é uma pergunta que gera bastante controvérsia: embora corretores não se vejam de fato como vendedores, a verdade é que comercializam bens e são vistos por muitos como meros vendedores. Não adianta discutir a visão do cliente: se você apenas estiver lá para vender, certamente parecerá um vendedor.
Mudar essa imagem só depende de você corretor. Mas como “deixar” de ser um vendedor e passar a atuar como um prestador de serviços? Bem, em primeiro lugar, é preciso saber qual é a diferença.
A venda de imóveis é a principal atividade de um corretor. Como qualquer outro vendedor, ele tem como missão comercializar o maior número possível de imóveis em sua carteira, usufruindo de comissões a cada venda feita. Como vendedores de automóveis, por exemplo, ele precisa acompanhar o cliente e vender seu produto, exibindo as principais características fortes do imóvel para o cliente e respondendo suas dúvidas durante visitas.
A função de um vendedor termina quando o imóvel é finalmente vendido – contratos e detalhes são geralmente vistos e supervisionados por uma imobiliária, e o corretor acaba saindo de cena.