Para entender seu verdadeiro cenário competitivo, os varejistas precisam pensar além de seu ambiente de varejo tradicional. A concorrência advinda das vendas online é óbvia, mas o que é menos claro, e possivelmente de maior impacto, é a concorrência advinda de outras “experiências”.
Como o varejo compete? Ao criar uma experiência fantástica para o cliente. As pessoas gostam da configuração social, navegando, pesquisando, experimentando ou explorando suas opções e, finalmente, selecionando um produto desejado. Todo esse processo pode ser inebriante se for apoiado por uma ótima experiência do cliente. O desafio para os varejistas é criar a experiência certa e isso começa com a criação de uma grande cultura.
Comece alinhando seu pessoal com o propósito do negócio. Participe de discussões sobre por que você existe, como agrega valor a seus clientes e como beneficia a sociedade. Essa conversa precisa ir além de uma mentalidade de “vendas”. É preciso haver uma razão mais convincente para o que você faz. É simplicidade, estilo de vida, imagem, responsabilidade social? A melhor maneira de fazer isso é envolver as pessoas na conversa. Deixe-os dizer por que você existe e como você beneficia a sociedade. Quanto mais eles responderem à pergunta por si mesmos, maior será seu comprometimento com o propósito do negócio.