A inteligência artificial e coletiva é mais uma das tecnologias para PMEs e empreendedores ficarem atentos. Essa tendência já começou a ser comentada, porém ainda de forma bem experimental.
Hoje em dia, a forma como as pessoas utilizam o dinheiro e fazem transferências já mudou drasticamente. Já existem diversos aplicativos que permitem a realização de pagamentos de forma rápida e fácil atrás de celulares, tablets e computadores. Porém, os sistemas contábeis são menos integrados, impossibilitando muitas vezes que empresas realizem transições financeiras entre parceiros, fornecedores e bancos.
O uso dos drones, como são chamados os veículos aéreos não tripulados, tende a crescer cada vez mais, seja para o monitoramento de pragas ou para registro topográfico. Hoje em dia, essa tecnologia já faz parte do dia a dia das grandes empresas, mas o esperado é que, em breve, a redução de custos viabilize a sua adoção também para os pequenos e médios negócios.
Cada vez mais, empresas de pequeno e médio porte estão preferindo o sistema integrado de nuvem ao invés de softwares locais e autônomos. Esse sistema é realizado através de plataformas que armazenam as informações com acesso online.
Outra tecnologia que está se tornando cada vez mais comum são os chatbots, ou agentes digitais. Essas interfaces autônomas servem para que os empresários façam a gestão de seus negócios nos mais diversos dispositivos.
Existe uma demanda muito grande por conectar todos os aparelhos que nos rodeiam, incorporados em máquinas, carros, celulares, e até mesmo seres humanos, no caso de monitoramento médico. A grande quantidade de dados gerada a partir desses sensores resulta em um verdadeiro tesouro de informações, consequentemente criando novos e diversos serviços.